» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Sexta, 07 de setembro de 2018, 06h53

Destinos para curtir o feriado de 7 de setembro


Centro Histórico de Porto Seguro (BA). Crédito: Marcílio Filho/Banco de Imagens/MTur

Se não bastasse as belezas naturais representadas pelas praias, lagoas e a paisagem do Pão de Açúcar e do Corcovado, a Cidade do Rio de Janeiro é um destino completo para quem gosta de história. A antiga capital conta com diversos atrativos do Brasil colonial e dos períodos do Império e da República, a maioria deles está concentrada no Centro Histórico. A orla revitalizada entre as praças XV e Mauá com novos atrativos culturais como os Museus de Arte Moderna e do Amanhã e o Aquário do Rio, no Boulevard Olímpico, também fazem parte do roteiro.

O feriadão também conta com o Festival da Cerveja de Petrópolis, a cidade imperial pertinho do Rio. Além de conhecer o Museu Imperial, palácio de verão da família real, o visitante poderá degustar pratos da gastronomia local harmonizados com as cervejas produzidas na própria cidade. Outros atrativos históricos são as casas da Princesa Isabel, Rui Barbosa, Santos Dumont e os palácios Quitandinha, Amarelo, de Cristal e Rio Negro. Este último foi residência oficial de verão dos presidentes da República. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e seus atrativos como o Dedo de Deus, cachoeiras e trilhas na Mata Atlântica são mais um motivo para o turista subir a serra.

Quem quiser aproveitar o feriado da independência para fazer turismo cívico, o desfile militar de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, atrai milhares de espectadores para ver carros militares, cavalaria e acrobacias da esquadrilha da fumaça. O passeio pode ser esticado para conhecer a Catedral Metropolitana, o Conjunto Cultural da República e a Praça dos Três Poderes, onde estão os palácios do Congresso Nacional, do Planalto e do STF. O turista ainda poderá conhecer o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República; as torres de TV Digital e Analógica, além de muitas obras de Oscar Niemeyer e áreas de lazer às margens do Lago Paranoá.

Outra opção é celebrar a chegada de Pedro Álvares Cabral, em Porto Seguro (BA), na Costa do Descobrimento, sul da Bahia, uma opção com muitos atrativos históricos e naturais como o Parque Nacional do Pau Brasil. Trancoso, Arraial da Ajuda e Cabrália então entre os destinos preferidos. Já Salvador, a primeira capital do Brasil, reúne história, praias e cultura negra que sintetizam as origens do Brasil. Destaque para o Pelourinho, conjunto colonial de sobrados, igrejas e monumentos, tombados pela Unesco como patrimônio da humanidade.

São Paulo também é um destino turístico que está diretamente ligado a Independência do Brasil. O Parque do Ipiranga, onde o imperador D. Pedro I teria proclamado o “grito da independência”, às margens de um riacho, reúne entre os atrativos, um monumento relacionado a data. Passar o feriadão em São Paulo pode render bons momentos nos espaços culturais, no centro histórico, Parque do Ibirapuera e bairros tradicionais, além de permitir ao viajante degustar pratos da gastronomia reconhecida internacionalmente. Bom feriado!


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114