Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sexta, 26 de outubro de 2018, 20h06

MTur participa do 1º Congresso Ibero-americano de Vilas Mais Bonitas


A criação de uma rede mundial de vilas turísticas de excelência é o principal objetivo do encontro que termina amanhã (27) em Trujillo, povoado de Cáceres, na Espanha. O compartilhamento da experiência espanhola, com a criação de uma rede para fortalecer povoados de até 15 mil habitantes com vocação para a atividade turística, é a pauta do 1º Congresso Ibero-Americano de Vilas Mais Bonitas.

Os técnicos Wilken Souto e Larissa Peixoto representam o Ministério do Turismo no evento. Além de conhecer tendências mundiais para incentivar a interiorização do turismo em outras nações, eles apresentaram a experiência de cidades históricas e turísticas do Brasil que se enquadram no conceito proposto pelo congresso.

Souto diz que um exemplo é São Miguel das Missões (RS), cidade que vai compor o novo Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e está em busca da conservação, valorização e qualificação da sua oferta turística histórica e cultural. “O MTur já tem, inclusive, um estudo sobre esse conceito no Brasil e tem interesse de começar a trabalhar projetos relacionados ao turismo responsável nessas regiões”, adianta.

No Mundo, os chamados “Povoados Mais Bonitos da Terra” estão associados em uma federação formada por Espanha, França, Itália, Japão, Bélgica (Valônia) e Canadá (Quebec) e reúne mais de 500 vilarejos pelo mundo. A rede foi originalmente criada em 1982, na França. Os próximos países a ingressarem no grupo serão: Alemanha, China, Suíça, Rússia, Romênia, Coréia do Sul e Palestina.

Segundo Francisco Acosta, presidente da rede de povoados mais bonitos da Espanha, o objetivo da iniciativa é promover, difundir e conservar o patrimônio arquitetônico e natural das pequenas vilas, estimulando o turismo sustentável, valorizando a autenticidade do local e preservando valores tradicionais e culturais das vilas. A iniciativa evitou o despovoamento das pequenas cidades, gerou riqueza e empregos locais graças à beleza dos municípios, fixando os jovens nas vilas.

TURISMO SUSTENTÁVEL – Em Madri, Larissa Peixoto participou também da Reunião Mundial da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO, na sigla em inglês). O encontro, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) nos dias 22 e 23, foi um espaço para debate e troca de experiências nesta área. “É um momento que permite avanços no monitoramento de medidas de impacto do turismo em nível local”, disse.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114