Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sábado, 24 de novembro de 2018, 10h54

Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entregou nesta sexta-feira (23) o título de Patrimônio Mundial ao Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ). Com o ato, o reconhecido que ocorreu em 2017 se tornou oficial.

Principal porto de entrada de escravos das Américas, o sítio arqueológico foi descoberto em 2011, durante escavações nas obras da zona portuária carioca, e reúne os únicos vestígios materiais da chegada dos africanos no País. Segundo estimativas, apenas no século 19, cerca de 1 milhão de escravos passaram pelo local.

Memória
Realizada no Museu de Arte do Rio de Janeiro, durante o Seminário Internacional Cais do Valongo Patrimônio Mundial, a cerimônia de entrega do título ainda debateu a construção do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, na zona portuária, dedicado à escravidão e à herança afro, além do projeto de conservação do sítio arqueológico, que vai contar com um investimento de US$ 500 mil, em parceria com o consulado dos Estados Unidos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114