Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 04 de dezembro de 2018, 11h43

MTur inspeciona cursos de qualificação em andamento nos estados


O Ministério do Turismo conclui nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, o monitoramento e avaliação de turmas de cursos profissionalizantes em Turismo no MedioTec, destinado a alunos do ensino médio. Nesta primeira etapa, os técnicos do MTur estiveram em seis estados, visitando 44 turmas incluídas nos 40 cursos oferecidos pelo programa de ensino governamental.

A ação do Ministério do Turismo, primeiro a realizar o trabalho conforme determina o Ministério da Educação, foi realizada em municípios de Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os cursos monitorados estão os de técnico em Marketing, em Confeitaria, em Hospedagem, em Agenciamento de Viagem e em Guia de Turismo.

Os cursos do MedioTec, recorte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são destinados a alunos das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculados no ensino médio regular. Para oferta do Ministério do Turismo foram disponibilizados 40 cursos presenciais, com oferta de 6,84 mil vagas em 2018, e 13 na modalidade a distância. O prazo para a conclusão do curso é de 2 anos a 2 anos e meio. Das matrículas realizadas em 2017, até o momento, 551 alunos concluíram os estudos.

No Rio de Janeiro a ação de monitoramento está sendo realizada em quatro turmas da Unidade de Ensino CETEP Ipanema e da Unidade de Ensino ETE Juscelino Kubistcheck, no bairro Jardim América. Segundo a coordenadora-geral de Qualificação do MTur, Neuza Portugal, o trabalho de monitoramento e avaliação terá continuidade em 2019.

MEDIOTEC - O MedioTec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo um curso técnico. A iniciativa “tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda”, segundo o MEC. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação. É executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114