» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Sexta, 21 de dezembro de 2018, 09h23

Mato Grosso é o primeiro case de grupo de estudos de Turismo Cinematográfico do MTur


Um grupo formado por representantes do Governo do Estado, prefeitura de Cuiabá, trade turístico, produtores e empresários puderam assistir na tarde desta quarta (19.12), na secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), uma prévia do material preparado pelo Ministério do Turismo (MTur) que deverá ser usado como “Film Commission” estadual.

O representante do MTur, Luiz Fernando Moraes, iniciou a apresentação elogiando a equipe da Sedec pela rapidez para viabilizar o projeto para criação de uma comissão responsável pelo gerenciamento das atividades de turismo cinematográfico no estado. “Recentemente, o MTur criou um grupo de Estudos de Pesquisa de Turismo Cinematográfico e Mato Grosso é o nosso primeiro case, porque enxergamos bastante potencial para atração de produções audiovisuais em geral, por causa da diversidade natural que diferencia a região e acreditamos que este “Film Commission” é o pontapé inicial”, revelou.

 

Luiz Fernando Moraes

Moraes explicou que o “Film Commission” é um instrumento que dará as condições para promover a região atraindo todos os tipos de produção. “Filmes, ações comerciais de publicidade, cenário para gravação de clipes musicais, sem contar as novelas que são as que causam maior impacto, sendo comprovado que 60% do investimento de uma gravação de novela fica no local ao movimentar diversos setores da economia local”, citou.

O adjunto de Turismo da Sedec, Jaime Okamura também destacou a importância desse material para alavancar o turismo mato-grossense. “Depois do lançamento do Grupo Temático de Promoção do Turismo Cinematográfico no Brasil e no Mundo do MTur despertamos para essa questão de nos posicionar melhor nesse sentido como forma de agregar ações, fomentando o turismo, promovendo nossas belezas, através de um material que nos permita trazer as produções nacionais e até internacionais”, observou.

Okamura também lembrou que Mato Grosso já serviu de cenário para algumas novelas, como ‘Ana Raio e Zé Trovão’, ‘Pantanal’ e ‘Fera Ferida’, e, mais recentemente, para os longa-metragem, ‘Rondon’ e ‘Loop’. “Soubemos a pouco que um filme nacional que será lançado ‘Hóspede Americano’ também rodou cenas aqui, mas, como não temos nenhuma articulação com esse segmento, não conseguimos acompanhar ”, lamenta.

O secretário ainda comentou que é preciso que o poder Executivo (Federal, Estado e Município), instituições técnicas e academia, além da iniciativa privada se mobilizem para tornar o projeto uma realidade.

Quem corroborou com a ideia foi a representante da “Film Commission” de Porto Alegre, Olivia Bertolini que trouxe um pouco da experiência do projeto já implantado na capital do Rio Grande do Sul. “Tem que ter uma percepção estratégica dos agentes públicos para consolidação dos trabalhos. É preciso entender que a formação de uma comissão para cuidar desse setor de turismo cinematográfico não é política de governo e sim de estado, pois envolve todos os municípios, entre outros setores”, falou.

Olivia ressaltou que além da divulgação da região, a movimentação econômica é um importante item a ser destacado quando uma produção acontece, pois, cerca de 30% dos investimentos ficam no local provocando um efeito cascata que afeta toda uma cadeia, gerando renda e oportunidades para a população.

Film Commission

Denominação reconhecida internacionalmente de um escritório de apoio à produção audiovisual, além de oferecer serviços gratuitos de apoio logístico e facilitação de autorizações de filmagem de todo tipo de conteúdo audiovisual, tem como objetivos principais o atendimento eficiente a produtores e a promoção da cidade ou do Estado como destinos privilegiados para filmagens.

De acordo com a Rede Brasileira de “Film Commission” atualmente apenas estados como Bahia, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul já possuem suas “Film Commission” estabelecidas. Já entre os que estão em processo de formatação: Pará, Brasília, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114