Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Domingo, 27 de janeiro de 2019, 11h46

Conheça novos roteiros para cair na folia neste Carnaval 2019


Está chegando o momento em que as serpentinas e confetes tomam contas das ruas do Brasil. A tradição do Carnaval, legado deixado pelos povos europeus a partir do século XVII, hoje é uma festa que espalha alegria de norte a sul do país, movimentando a economia e promovendo a geração de renda nas cidades foliãs.

Neste ano, a folia será no início de março, com a terça-feira de Carnaval no dia 5. Mas a festança começa mesmo no final de semana que antecede a data, contando com cinco dias praticamente ininterruptos de diversão. A tarefa, agora, é se programar para curtir os dias de folga sem preocupação. Para isso, o folião conta com o guia Viaje Legal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ofrecer informações relacionadas ao clima, saúde, transporte e documentação necessária aos viajantes.

 

Em março, será celebrada a maior festa popular do Brasil


A segurança é outro assunto que deve ganhar atenção na fase de planejamento da viagem. É importante que o visitante contrate meios de hospedagem, guias de turismo ou agências de viagem que estejam atuando legalmente no setor e, para isso, basta acessar o site do Cadastur – o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos. A pesquisa é pública e mostra empresas e profissionais do Brasil inteiro.

Dicas anotadas? Hora de conhecer destinos que vão além das grandes cidades carnavalescas, mas recebem nota dez quando o quesito é diversão e folia:

Belém (PA) – Os ansiosos para cair na folia já podem embarcar rumo à Belém, capital do Pará. A cidade tem como tradição adiantar os festejos de Carnaval e inicia a temporada das serpentinas trazendo desfiles de Escolas de Samba (este ano, marcado para os dias 22 a 24 de fevereiro). A festa se estende por toda a cidade e seus distritos, quando o Carnaval é celebrado no período tradicional com os famosos blocos de rua, marchinhas, bandas de fanfarra, samba, axé e pagode.

Um banho no “mar de água doce” é outro atrativo que ajuda a espantar calorão de 32ºC (média de temperatura no Pará) na região foliã. Após o mergulho, aproveite para deliciar-se com a gastronomia escolhida como a número um pelos estrangeiros que visitaram o Brasil.

Guaratuba (PR) – Show em trio elétrico, desfile de escola de samba e festejo de rua é a mistura que compõe a festa de Guaratuba. A cidade, que fica a 120 quilômetros de Curitiba, carrega o título de “maior carnaval do litoral paranaense” e reuniu, em 2018, cerca de um milhão de pessoas em três noites de evento. Além dos atrativos oferecidos pela prefeitura, o município ainda conta com opções de festas mais reservadas e eventos à beira mar.

Por falar em mar, o mergulho nas águas salgadas do Sul também é um dos atrativos principais do Carnaval. As praias Central, de Coroados, de Caieiras e Brejatuba estarão esperando os foliões com uma vista de tirar o fôlego.

Brasília (DF) – A capital de todos os brasileiros tem se tornado também a capital do Carnaval. Isso porque, a cada nova edição da festa, Brasília se destaca trazendo shows com o que há de melhor nas paradas de sucesso, se tornando uma nova referência de carnaval no Brasil. Para 2019, a cidade prepara o “Carnaval no Parque”, evento com apresentações de artistas brasileiros conhecidos mundialmente. A programação vai acontecer no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e carrega o slogan “O Carnaval mais sustentável do Brasil”.

A estadia em Brasília ainda proporciona ao turista uma visita nos mais famosos monumentos cívicos do país: Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e Museu da República, entre outros.

São Luis (MA) – O antigo e o novo se encontram no Carnaval de São Luís. Batuques, brincadeiras e personagens que remetem à história da cidade tomam conta das ruas e deixam os dias de festa ainda mais animados. Na capital dos maranhenses, shows, atrações culturais, blocos de rua e desfile de escolas de samba estão garantidos para o feriadão. A cidade já se prepara para o Carnaval e trouxe, no domingo passado (20) um “esquenta”, com um divertido pré-carnaval.

Além da folia, a cidade tem como traço as tradições de um Brasil Colônia. Visitar o Centro Histórico, por exemplo, faz com que o viajante tenha a sensação de “viajar no tempo” e reviver a memória dos antepassados.

MTur/Vanessa Sampaio




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114