Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sexta, 01 de março de 2019, 18h36

Aeroportos do Rio devem receber 560 mil turistas no carnaval


Tânia Rêgo

A partir desta sexta-feira (1º), data em que o Rio de Janeiro comemora 454 anos, até o próximo dia 7, o Aeroporto Santos Dumont espera receber 160 mil passageiros, entre embarques e desembarques. Hoje, dia da abertura oficial do carnaval carioca, cerca de 31 mil passageiros, entre chegadas e partidas, deverão passar pelo Santos Dumont, localizado na região central da cidade. No entanto, durante todo o mês de fevereiro, o Santos Dumont recebeu turistas brasileiros e estrangeiros.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão, situado na zona norte, o movimento estimado para o período que vai de hoje até o dia 11 é de 400 mil viajantes que sairão ou chegarão à cidade para aproveitar o feriado de carnaval.

Ontem (28), o aeroporto inaugurou, na Praça de Eventos, situada entre os desembarques doméstico e internacional, o espaço RIOgaleão Folia, que oferece maquiagem e fantasias. No local, os visitantes poderão experimentar os trajes, divertir-se tirando fotos em um cenário montado especialmente para a data e ganhar brindes. A entrada é gratuita, e o espaço funcionará até amanhã (2), das 11h às 19h.

No desembarque internacional, outro ambiente com ações gratuitas aguarda os visitantes. Quem chegar ao terminal nesta sexta-feira também terá oportunidade de se fantasiar e sair do aeroporto pronto para pular o carnaval. A Velha Guarda da Mangueira promete agitar a chegada dos turistas estrangeiros no início da folia, auxiliada pela banda de fanfarra Carnafarra.

Rodoviária
Na Rodoviária do Rio, o movimento esperado durante o carnaval é estimado em 540 mil passageiros. Quase 9 mil ônibus foram programados pelas 41 empresas que operam no local para atender ao grande movimento de chegada e saída do Rio. De acordo coma previsão da concessionária que administra o terminal, o maior movimento de saída da cidade deve ser registrado hoje, com 44 mil embarques.

Segundo a assessora de imprensa da concessionária, Beatriz Lima, os destinos mais procurados são as regiões dos Lagos e serrana e da Costa Verde, no Rio de Janeiro, e cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Os três estados respondem também pelo maior número de desembarques de turistas que devem passar o feriado no Rio.

Hotéis
Conforme pesquisa divulgada hoje pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio), a última prévia da ocupação hoteleira revela que, na capital, a média de ocupação subiu de 74%, atingida 15 dias antes do carnaval, para 88% de reservas para o carnaval. O aumento é de 2 pontos percentuais em comparação ao índice registrado no ano passado (86%).

Com preços mais competitivos e também pela proximidade do Sambódromo, o bairro do Flamengo, na zona sul da cidade, é o mais procurado, com 96% de quartos ocupados. Em seguida, aparecem os bairros de Ipanema, Leblon, Copacabana e Leme, com 89% de ocupação cada. Já a Barra da Tijuca, na zona oeste, e o centro da cidade têm 84% de reservas feitas.

De acordo com o Hotéis Rio, os hóspedes nacionais são maioria entre os visitantes, com 78% do total, liderados por paulistas, fluminenses e mineiros. Já os estrangeiros representam 22% dos ocupantes dos quartos de hotéis. A maioria veio da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos.

Também nas cidades do interior, a taxa de ocupação dos hotéis é maior em 6 pontos percentuais do que a registrada em 2018, atingindo 88,56% contra 82,41% no mesmo período do ano passado. Entre as cidades mais procuradas, estão Teresópolis, com a totalidade dos hotéis com reservas esgotadas, e Nova Friburgo, com 90% de procura, ambas na região serrana. Na Região dos Lagos, Armação dos Búzios está com 90% de ocupação, até agora, e promete ampla programação durante os dias do carnaval, informou o secretário estadual de Turismo, Otavio Leite.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114