Cuiabá | MT 18/03/2024
Turismo
Domingo, 10 de março de 2019, 20h14

Entre elas: turismo para mulheres que viajam sozinhas


A blogueira Mariana está entre as convidadas para a ação do Dia da Mulher no Facebook do Ministério do Turismo. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação MTur 

Delas para elas. O Ministério do Turismo homenageia o Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (8), com a transmissão de “lives” pelo Instagram, ao longo do dia, para compartilhar dicas de viagem de blogueiras que viajam sozinhas pelo Brasil. A jornalista Mariana Bueno, a servidora pública Amanda Fagundes e a assessora parlamentar Tatiana Martins vão contar suas experiências como turistas e dar detalhes sobre como organizar e realizar viagens “solo” pelo país.

Mariana, que é mineira, morou no Rio de Janeiro e está radicada em Vila Velha. Em sua última viagem, em fevereiro, esteve em Fortaleza (CE) para curtir atrativos de sol e mar e passear pelo centro histórico da capital cearense, onde visitou museus, mercados públicos e centros culturais. “Eu diria que em 90% das minhas viagens eu estou só, mas não me sinto sozinha. Procuro me integrar aos grupos, excursões locais e faço novas amizades”, disse a jornalista.

Entre outras dicas, publicadas no Instagram @marianaviaja, ela explica que o segredo é o planejamento. A localização da hospedagem, por exemplo, próximo dos atrativos principais, contribui para evitar o uso do transporte público em horários tardios, segundo Mariana. Ela acredita que compartilhar experiências ajuda outras mulheres a viajarem sozinhas para conhecer o Brasil. “O país é riquíssimo em destinos. Já sei que minha próxima viagem será para Belém”, destaca.

Já a servidora pública Amanda Fagundes descobriu o prazer de viajar sozinha em 2013, quando voltou a ficar solteira. Mas hoje, mesmo de parceiro novo, ela não abre mão de se aventurar sozinha pelo Brasil. “É uma cláusula do contrato”, brinca a analista do judiciário. Na última viagem, em janeiro deste ano, ela levou o filho de 13 anos para Florianópolis (SC), mas sem mudar o estilo de viajar. “Nos hospedamos em um hostel com vários hippies e adoramos fazer trilhas pela Ilha de Santa Catarina”, disse a mochileira.

Na próxima semana, Amanda viaja sozinha para Manaus (AM), onde se hospedará em um hostel. “Não dispenso os resorts, mas gosto de hospedagem barata”, disse a viajante, que não perde um feriado, folga do trabalho ou recesso do judiciário para conhecer, ainda mais, o Brasil. “Adoro viajar pelo Brasil. Também tiro férias conjuntas com meu marido”, explica. De tanto postar fotos, comentários e dicas dos destinos no blog @trips.amanda, ela ganhou milhares de seguidores, principalmente mulheres, que tiram dúvidas e se sentem encorajadas pelas suas experiências.

Outra influenciadora que adora conhecer o Brasil e sugerir opções de viagens para as suas seguidoras é a assessora parlamentar Tatiana Martins, de Brasília. Em seu blog @viajoporisso, ela justifica suas andanças mostrando curiosidades e dicas dos destinos. “O bom de viajar sozinha é que você está sempre aberta para novas amizades. Nunca me sinto só”, diz a turista de muitas viagens. Ela explica que nem sempre as agendas dela batem com a das amigas e por isso decidiu planejar viagens “solo”. “Aproveito os feriados e finais de semana para explorar o Brasil e mostrar esses momentos mágicos das minhas expedições e aventuras aos meus seguidores”, conta.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114