Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quarta, 08 de maio de 2019, 16h24

Dia Nacional do Turismo reúne secretários das 27 UFs em Goiânia (GO)


 

Roberto Castro


.Mtur

Os avanços alcançados pela nova gestão do turismo brasileiro foram celebrados nesta quarta-feira (8), Dia Nacional do Turismo, na 98ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, realizada em Goiânia (GO).

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que a integração das políticas públicas do setor nos âmbitos federal, estadual e municipal cria uma consciência sobre a importância da união em torno das prioridades do país. “Estar aqui hoje, no Dia Nacional do Turismo, com representantes dos 26 estados e do DF, mostra que nós todos somos um. Nossas prioridades estão se afinando, estamos trilhando os mesmos caminhos. Queremos, juntos, colocar o Brasil no eixo do desenvolvimento e o turismo é um dos principais aliados”, definiu.

A pauta técnica da reunião incluiu as conquistas recentes do turismo nacional e também as demandas para o crescimento no setor em cada unidade da federação. Ações para ampliar a conectividade, promover o país em feiras e eventos e a importância da inteligência de mercado na atividade, bem como o reposicionamento do destino Brasil e o funcionamento das Áreas Especiais de Interesse Turístico estiveram entre os principais temas debatidos pelo colegiado.

Hugo Veiga, secretário de Turismo e Cultura do Maranhão e presidente do Fornatur, destacou “a atenção que vem sendo dada pelos estados à força produtiva do Turismo”. Já o presidente interino da Embratur, Leonidas de Oliveira, falou que o momento pede “um olhar apurado para a inovação, que seja capaz de transformar o Brasil em uma potência turística mundial”.

Os secretários da Pasta: Daniel Nepomuceno (Executivo), Bob Santos (Integração Interinstitucional), Robson Napier (Estruturação) e Aluizer Malab (Desenvolvimento e Competitividade), apresentaram as ações do MTur para estabelecer uma agenda de trabalho voltada para a inovação, a segurança jurídica e a atração de investimentos. “Temos que nos elevar como prioridade em todos os estados e hoje, aqui neste encontro, além de fortalecer a nossa proximidade, nos tornamos mais fortes para caminhar juntos. Turismo não é ideológico, não é político. Turismo é mercado. É nisso que vamos trabalhar”, disse Nepomuceno.

O secretário de Pernambuco, Rodrigo Novaes, avaliou que os desafios do estado, de total vocação turística, se renovaram. “Para formatar um produto turístico, precisamos melhorar a infraestrutura, a promoção, e também defendemos os cassinos, uma ferramenta que casa bem com a criação de polos geradores de emprego e renda no interior do estado. Estamos com os olhos voltados para o turismo e para o que o turismo pode transformar no país”, concluiu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114