Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Segunda, 16 de agosto de 2010, 17h24

Assinatura de termo de intenção profissionaliza informações do turismo em Mato Grosso


Durante o Seminário de Produtos Turísticos , no dia 14.08, em Rio Branco, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo assinou, junto ao Sistema Único de Turismo um termo de intenção para a implantação do Ecobooking, uma ferramenta de informações turísticas que engloba toda a parte de atrativos, pousadas e demais informações relacionadas ao setor, que serão disponibilizadas na internet, relacionada à Rota das Águas.

De acordo com o empresário do setor, responsável pelo Ecobooking, Sidnei Varanis, a partir de agora será aberto uma comunicação entre as pousadas, atrativos, agências, condutores ou guias de turismo por meio de um vouche único e eletrônico. “No momento em que um turista sair de Cuiabá, por exemplo, e visitar um dos cinco municípios da Rota das Águas, ele saberá para onde, com que e como vai e o que ele irá ver. As informações ficam todas na internet. São gerados relatórios e estatísticas, gráficos com tudo o que está acontecendo; para saber os turistas que visitam cada uma das cidades, qual o perfil do visitante, faixa etária, o que estão buscando, de onde estão saindo e quem está acompanhando ele”, explicou Varanis.

O tipo de serviço é pioneiro e não há nada parecido no Brasil, fazendo de Mato Grosso pioneiro no que se diz respeito a esse tipo de controle e profissionalização do turismo.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, complementou que os produtos turísticos serão inseridos automaticamente no sistema, onde será possível fazer sua comercialização e catalogar todas as informações turísticas para o mercado.

Durante a tarde a secretária entregou o Catálogo de Produtos e Serviços aos gestores e representantes de cada um dos cinco municípios da Rota das Águas, como resultado do seminário e de todo o planejamento desenvolvido há onzes meses. “Hoje fizemos toda a apresentação já dentro de um formato comercial desse potencial turístico transformando em produto, porque todos já foram avaliados dentro de uma sistemática. A partir daí já constará a ficha técnica de todo produto para ser oferecido ao mercado”.

Para a secretária, ações como essa são importantes, porque os cinco municípios são pequenos. Muitas vezes não sabem onde, nem com quem buscar informações e a aplicação e a disponibilização de todo esse conhecimento, levados diretamente às comunidades fazem toda a diferença no produto final e no desenvolvimento da região.

WORKSHOP

O seminário aconteceu durante todo o dia. À tarde ocorreram as palestras de capacitação e informações sobre o setor do turismo. O evento é uma das etapas do planejamento da formatação do produto Rota das águas, que inclui os municípios de Curvelândia, Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Rio Branco e Reserva do Cabaçal.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114