Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sexta, 03 de dezembro de 2010, 16h15

Encontro sobre o Turismo Rural na Agricultura Familiar é realizado em Cáceres


Foto: Marcos Vergueiro

O I Encontro Mato-grossense sobre Turismo Rural na agricultura familiar aberto na terça-feira (30.11) foi marcada pela palestra Turismo Rural e desenvolvimento local, proferida pelo Dr. Milton Mariani da Univrsidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em turismo rural.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prefeituras Municipais, MT Regional e Empaer são parceiros do projeto Rota das Águas (que compreende os municípios de Curvelândia, Lambari D’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Mirassol D’Oeste e Cáceres), e que faz o estudo do potencial turístico rural da região de Cáceres.

Esse estudo proporciona o conhecimento necessário para dar início ao processo produtivo da região, dando oportunidades para que haja um ritmo de inovações, o que é imprescindível para tornar a rota atrativa e competir com outros roteiros turísticos já existentes no Brasil. Para tanto, é necessário valorizar o que é local e peculiar a cada região: suas características naturais, seus modos, costumes e trabalhar o turismo rural em conjunto com a agricultura familiar, intensificando o conhecimento e as tecnologias que fazem o diferencial e despertam a curiosidade dos turistas.

A intenção é que os municípios se tornem polos e aglomerados produtivos, pois a atividade turística cria elos importantes entre diversos setores aquecendo a economia local em todos os sentidos. O esforço dos parceiros do governo estadual é para criar uma nova mentalidade para que o agricultor familiar se torne um empreendedor e que cada um tenha a real noção de sua importância nas atividades turísticas e plena consciência da relação custo benefício. É um trabalho integrado que gera competição e cooperação, uma forma da chamada economia solidária, que materializa ações por meio da organização do setor.

Estiveram presentes na abertura o secretário de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva, a secretária de Turismo Vanice Marques, o vice-prefeito de Cáceres Wilson kishi; o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva; coordenador de Ater, Sérgio Mazeto; coordenadora estadual de projetos do MDA, Denise Ávila; a coordenadora regional da Empaer de Cáceres Elicinéia Fortes (Nega), secretários municipais, funcionários da prefeitura e da Empaer, alunos de várias instituições de ensino e produtores do entorno de Cáceres.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114