Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quarta, 08 de dezembro de 2010, 16h00
Cruzeiro

Polinésia Francesa: perfeita para quem ama paisagens paradisíacas


Poucos lugares no mundo possuem tanta beleza e tranquilidade quanto as esplendorosas paisagens das ilhas da Polinésia Francesa. As 118 ilhas e atóis que compõem a Polinésia, localizada no Pacífico Sul, ocupam uma área que equivale à metade do tamanho do Brasil. Incluindo água e terra, são mais de 4 milhões de quilômetros quadrados no meio do Pacífico Sul.

Com seus cinco arquipélagos – Australes, Gambier, Marquises, Société (sociedade) e Tuamotu - a Polinésia francesa é maior do que a Europa. Sua beleza encantou grandes nomes mundiais, como o pintor Paul Gauguin e o ator Marlon Brando.

A sua maior e mais famosa ilha é o Tahiti, sua capital Papeete, abriga quase metade da população de todas as ilhas, o que a torna bastante movimentada. As línguas oficiais são o tahitiano e o francês, embora muitos falem o inglês. A economia local baseia-se principalmente no turismo, seguido de produtos derivados do coco. Outro destaque da economia é a produção de pérolas negras, que podem custar até 50 mil dólares, dependendo do seu grau de pureza.

Com seus cenários paradisíacos, poucos lugares do planeta provocam tanta paixão. Apesar de parecer um clichê, o Tahiti e as suas ilhas oferecem tudo aquilo com que o cidadão comum sonha e deseja: sol, paz, praias de areia branca, águas transparentes, limpas, silêncio, surf, mergulho, pesca abundante, palmeiras e coqueiros. Um passeio de barco pelas baías é como trafegar por um arco-íris de uma só cor, o azul. Variam apenas os matizes.

Com relação à acomodação, há desde a possibilidade de se instalar na casa de nativos até ficar em hotéis que chegam a cobrar US$ 800 por dia, sem café da manhã. É fácil alugar carros, achar telefones e, mais do que tudo, na maioria das ilhas é fácil desfrutar de sossego e silêncio. Para quem tem e quer gastar dinheiro, tudo é fácil nas ilhas. Quase todas possuem aeroportos ligados por vôos diários da Air Tahiti. Há ainda a opção dos "ferryboats" (balsas) ou dos veleiros que fazem cruzeiros pela região.

Nas praias, você com certeza não vai ser importunado. Não há crianças pedindo dinheiro ou camelôs oferecendo quinquilharias ou comida. Também não há perigo de ratos de praia. Em quase todas as praias é possível alugar lancha ou jet ski. A prática de mergulho, surf, vela e pesca subaquática é oferecida pelos clubes e hotéis.

O Mercado Municipal de Papeete é um parque de diversões para quem deseja mergulhar nos costumes da Polinésia Francesa. Visitando o mercado você pode conferir o artesanato local, tikis (estátuas de pedra, madeira ou coral), pareôs com cores e desenhos variados pintados à mão e pérolas negras (maior produtor mundial desse adorno).

Mas a beleza não fica só com o Tahiti, procurando-se por outras ilhas; cada uma tem o seu atrativo. Ranguiroa, por exemplo, é um anel de coral com uma lagoa de águas transparentes, local privilegiado para o mergulho. Já Bora Bora é o sinônimo de paraíso romântico. Seu nome original, Mai te Pora, significa "criada pelos deuses" em idioma taitiano. É só ir e conferir para dar razão a quem assim a chamou. Raiatea e Taha são destinos ecoturísticos, com safáris de jipe, cavalgadas e caminhadas.

Uma escolha ótima para conhecer as ilhas com conforto total é fazê-lo de cruzeiro. A vantagem é a otimização do tempo, principalmente sem a necessidade de trâmites de aeroportos em vôos entre ilhas. Além dos gastos serem inferiores, pois o Tahiti é um dos lugares mais caros do mundo, desde as diárias dos hotéis aos bilhetes aéreos para conhecer as diversas ilhas.

Dois navios são bastante conhecidos e recomendados para essa viagem, o primeiro é o Royal Princess, com 30.200 toneladas, com capacidade para 594 passageiros e 5 decks de cabine, combina o bom gosto com espaçosas cabines. Sua decoração proporciona um ambiente elegante, confortável e informal ao estilo dos melhores resorts.

O segundo navio é o Paul Gauguin, com 18.800 toneladas, com capacidade para 330 passageiros e 7 decks, um de seus trunfos é o seu tamanho. Por ser suficientemente pequeno ele pode entrar nas lagoas e enseadas da região. O navio combina o luxo e o conforto de um navio cinco estrelas, com ambiente descontraído e informal, sem perder o contato direto com a beleza e a aura tão especial destas ilhas e de seu povo.

As viagens de cruzeiro custam em média 400 dólares por dia, um valor estimado para dez dias com passagem incluída, cabine dupla, em classe turística pode ficar entorno de 3500 dólares por pessoa.

OPORTUNIDADE - Se você se interessou pela Polinésia Francesa, mas por enquanto não tem o dinheiro para um cruzeiro, participe da promoção da Plaenge Empreendimentos. Ao visitar a Central de Apartamentos Decorados da construtora, preencha um cupom de cadastro até o dia 19 de janeiro de 2011 para concorrer a um paradisíaco cruzeiro.

Para participar da promoção é preciso ser maior de 18 anos e preencher corretamente o cupom. O sorteado ganhará uma viagem com acompanhante de cruzeiro marítimo pela Polinésia Francesa e Tahiti no navio Royal Princess, em março de 2011. Serão quinze dias de acomodação no cruzeiro em cabine de luxo, incluindo café da manhã, almoço e jantar e todas as atividades recreativas e sociais a bordo. Estão inclusas também as passagens de ida e de volta para o ganhador e seu acompanhante. O sorteio acontecerá no dia 20 de janeiro de 2010 na Central de Apartamentos.

 Dicas:

 Quando ir - As ilhas da Polinésia têm um clima tropical e de muito sol durante todo o ano, com uma temperatura média de 26ºC. Diferença horária é de onze horas no Verão e dez no Inverno.

 Moeda - A unidade monetária é o franco polinésio (FCFP). Um euro equivale a 119 FCPC. Há um imposto obrigatório de 7% sobre compras e serviços.

 Gorjetas - Na Polinésia, dar gorjetas é estranho e muito mal visto, embora a influência ocidental faça com que já se use em alguns locais.

 O que levar - Roupa de Verão e alguma peça de agasalho para os cruzeiros e a montanha. Não esquecer um bom repelente.

 Precauções sanitárias - Não há nenhuma vacina obrigatória. A água da torneira costuma ser potável em todo o território.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114