Cuiabá | MT 19/04/2024
Turismo
Segunda, 23 de maio de 2011, 16h32

Museu do Rio, que era mercado do Peixe


O Museu do Rio, Hid Alfredo Scaff está instalado no antigo Mercado do Peixe, a margem esquerda do Rio Cuiabá. O prédio foi construído em 1899, e já foi o principal comércio da Capital. A construção foi tombada pelo Governo do Estado em 1983. O antigo Mercado do Peixe era um ponto de captação dos pescados e alguns produtos agrícolas ribeirinhos. A população e os comerciantes usavam o espaço como feira livre.

Na época de sua construção, não existia a ponte Júlio Muller, a primeira ligação sobre o rio Cuiabá entre a Capital e a vizinha Várzea Grande, nem a av. Beira Rio. As barcas faziam a travessia de pessoas e mercadorias de um lado para o outro do rio. A construção do antigo mercado fazia parte de um complexo de casarios nas ruas e becos, com nomes interessantes como Beco Quente, Beco da Confusão, Rua da Lama e outros.

O nome do Museu do Rio foi escolhido em homenagem ao descendente árabe, Hid Alfredo Scaff, que era morador da região e principal comerciante do então Mercado do Peixe. Ele também explorou por muito tempo a navegação fluvial no rio Cuiabá. LáPermite-se apenas a restauração, não podendo ser alterada a sua estrutura física.

Em 1999, a Prefeitura Municipal de Cuiabá revitalizou a pintura do local, e construiu o Aquário Municipal – que foi a única estrutura acrescentada, e por isso construída nos fundos do Museu, de forma a não interferir na obra original. O espaço cultural conta com nove salas, e um restaurante. As salas contêm maquetes da região da antiga Cuiabá, peças de artes sacras, santuários, exposições de artesanatos, dentre outras variedades culturais.

Recentemente, o espaço foi novamente revitalizado, para valorizar e resgatar o Museu que é rico em história e cultura. Administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá, a iniciativa contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto e dos municípios da beira do Rio Cuiabá, como fonte de pesquisas para historiadores e interessados na cultura regional. O espaço cultural possui linhas de ação que garantem sua efervescência cultural e vem se transformando em pólo criador e articulador de vivências e pesquisas sobre a arte e a cultura popular mato-grossense.

O Museu do Rio está localizado as margens do Rio Cuiabá, av. Beira Rio, s/nº, bairro Porto. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114