Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 05 de julho de 2011, 20h52

I Festival Japão Cuiabá será indutor para o turismo


O Festival do Japão Cuiabá Tanabata Matsuri, em sua primeira edição fora da cidade de São Paulo, vai acontecer em Mato Grosso. A comunidade nipônica, sob a liderança da Associação Nipo-Brasileira do Centro-Oeste, apresentou na manhã de ontem (04) o projeto do festival da cultura nipônica em Cuiabá ao governador em exercício, Chico Daltro, no Palácio Paiaguás.

O festival teve origem no Japão no século IX, mas foi a partir do ano de 1947, após a segunda grande guerra que o festival ganhou essa conotação, quando foram enfeitados cinco mil bambus com estrelas na província de Sendai, destruída pela guerra. No Brasil a primeira vez que aconteceu no Bairro Liberdade, em São Paulo, 1979 e agora chega a Mato Grosso.

O secretário de Cultura, João Malheiros, disse que o festival, pela sua origem, importância cultural e propulsor do intercâmbio recebeu o aval imediato do governador Chico Daltro e o Estado vai apoiar e participar da coordenação do evento pela relevância na divulgação da cultura nipônica.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, destacou que o festival também vai ser um indutor do turismo em Mato Grosso. “É a primeira vez que o festival, que já tradicional no país, acontece fora de São Paulo”, destacou a secretária. Segundo ela, Mato Grosso está definindo melhor o seu calendário e poder oferecer ao visitante um evento como o Festival vai ajudar no desenvolvimento do turismo receptivo.

Massao Paulo Wantanabe, prefeito de São José do Rio Claro e membro da Associação Nipo-Brasileira CO, disse o evento vai oportunizar a divulgar e fortalecer a cultura japonesa – não apenas a culinária. Segundo ele, a cultura japonesa, de um modo geral, já está sedimentada no território mato-grossense.
O presidente da Associação, Yoshio Nouchi disse que o festival é uma “grande oportunidade de se fazer um intercâmbio cultura, quando vamos divulgar, além da culinária, a dança, a música, enfeites de decoração e a poesia japonesa e divulgar as novidades”.

O primeiro Festival Japão Cuiabá Tanabata vai acontecer no último final de agosto, nos dias 25 e 26, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, sob o tema Japão no Brasil, com objetivo de promover o intercâmbio da cultura japonesa.

Participaram ainda da reunião, os secretários de Segurança Pública, Diogenes Curado, de Comunicação Social, jornalista Osmar de Carvalho, João Carlos Maia, da Fepamat, Sérgio Yuji Izawa, da associação nipo-braleira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114