Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quarta, 06 de julho de 2011, 19h05

Sedtur quer fortalecer integração Mato Grosso-Bolívia


Como parte da programação do projeto Brasil-Bolívia desenvolvido entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, empresários bolivianos participaram nesta terça-feira (05) de um almoço/coletiva com empresários locais do segmento hoteleiro e turístico da Grande Cuiabá, além de profissionais da imprensa local. O evento foi realizado no Hotel Mato Grosso Palace, Centro, Cuiabá.

A iniciativa, que faz parte de uma ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento o Turismo (Sedtur) em parceria com a Gol Linhas Aéreas, tem como objetivo a troca de experiência na divulgação das potencialidades turísticas do país vizinho e contra partida evidenciar o que Mato Grosso tem a oferecer, por meio do Pantanal e Chapada dos Guimarães.

Para Maria de Lourdes Zambrana, de Santa Cruz de La Serra, que representou o grupo de empresários, a iniciativa que já vem sendo desenvolvida há três anos em Mato Grosso do Sul e pela primeira vez em Mato Grosso, tem como diferencial a promoção dos destinos turísticos de seu país. Ela citou como exemplo, a cidade de São José de Chiquitos que faz parte de uma das rotas das missões da igreja católica muito explorada por turísticas, porém nem todas as pessoas conhecem.

“Precisamos mostrar o que temos de melhor na Bolívia. A nossa cultura é maravilhosa, sem contar a nossa gastronomia. Todos precisam conhecer”, disse.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Verdun, lembrou que Mato Grosso tem a oferecer muito mais que apenas turismo. O calor humano é um grande diferencial que segundo ele é semelhante ao do povo boliviano. Ele cita ser fundamental essa troca de experiência e lembrou que foi recentemente a Bolívia e muito bem recebido. “Agora é a nossa vez de fazer a diferença. Os bolivianos são nossos hermanos”, completou Verdun.

O cônsul da Bolívia, Luis Fuente Benharanda, presente na coletiva, disse estar muito feliz com a iniciativa da Sedtur em estimular o intercâmbio entre os dois países. “Foi um convite muito especial. Estamos aqui para estreitar ainda mais as nossas relações comerciais e turísticas”, comentou Luis.

A secretária Teté Bezerra disse que a iniciativa de trocar experiências é o grande diferencial da iniciativa. Ela lembra que Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão de portas abertas para mostrar os seus respectivos atrativos turísticos. “Temos muito a oferecer. Precisamos agora viabilizar toda nossa receptividade e a próxima ação é tornar o aeroporto Marechal Rondon em internacional, missão para todos os gestores do Estado”, disse Teté.

Representando o chefe do Executivo estadual, o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, comentou que é como muita honra que recepciona os colegas operadores do turismo bolivianos. Sejam todos bem-vindo. Sintam-se em casa”, disse.

WORKSHOP

Dando continuidade à programação acontece daqui a pouco, às 19h, WorkShop Brasil-Bolívia, no Hotel Mato Grosso Palace, bairro centro, como parte da programação. O objetivo é apresentar o destino turístico para os empresários locais das potencialidades turísticas da Bolívia e com isso estreitar os laços entre os dois países e aumentar o fluxo turístico entre eles.

De acordo com a secretária Teté Bezerra, é importante conhecer os atrativos dos visitantes e com isso divulgar os destinos turísticos do Estado, visando à promoção e fortalecimento de relações comerciais dos destinos.

O evento é aberto para representantes de agências de viagem, operadoras de viagem, atrativos turísticos e imprensa. Paralelamente, acontece a rodada de negócios




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114