Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quarta, 13 de julho de 2011, 19h46

Ministro aposta na regulamentação do turismo


O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse que a regulamentação dos serviços do turismo, a qualificação de profissionais do setor e a promoção do Brasil no exterior são as três principais ações da pasta comandada por ele na preparação do Brasil para receber a Copa de 2014.

O ministro pretende anunciar hoje, no 6º Salão de Turismo, uma portaria para tornar “oficial e definitivo” o cadastro dos prestadores de serviços turísticos. De acordo com ele, o cadastro, que está há dois anos em período de testes, vai ser obrigatório para empresas e profissionais que queiram trabalhar de maneira regular na área.

- O cadastro é a chave para se administrar o turismo, para fiscalizar, para que o usuário faça suas reclamações ao próprio ministério, ao Procon, e todas as autoridades a que compete reclamar. Então o Cadastur é esse instrumento que será lançado oficialmente. Para pegar um empréstimo no banco, você, como agência de turismo não pode tirar se não tiver o cadastro.

Durante visita ao R7, o ministro concedeu entrevista na qual afirmou que aposta também na qualificação dos profissionais do setor é outro ponto essencial para que o país esteja apto a receber o evento esportivo. Ele disse que o programa Bem Receber Copa, que tem como objetivo preparar 306 mil pessoas até 2013, está andando, e terá sua meta atingida no prazo.

- Estamos concluindo agora 80 mil, estamos já incorporando mais de 50mil, completando, portanto, 130 mil, que estão sendo treinados e concluindo curso até o 1º semestre do próximo ano.

Ele disse, entretanto, que o ministério não pretende expandir essa meta, embora a alternativa não seja completamente descartada.

Promoção

Como terceiro eixo do ministério para a Copa, Novais disse que o Brasil busca intensificar a divulgação das opções de turismo no país no exterior. Ele afirmou que a Embratur, empresa ligada ao ministério responsável pela tarefa, está em processo de expansão de seus escritórios no exterior.

Além dos 12 já existentes, outros quatros devem ser abertos, em um país da Escandinávia, na Rússia, na China, e em um outro local que ainda está sendo selecionado.

Junto com Novais, os ministros Orlando Silva (Esporte) e Luiz Sérgio (Pesca), abrem hoje em São Paulo o 6º Salão do Turismo, a maior feira de apresentação e negociação de rotas e pacotes turísticos do país.

Visita

Novais visitou nesta terça os estúdios da Record, onde conheceu o R7 e as demais instalações da emissora. Ele foi recebido pelo diretor-executivo de Relações Institucionais da Record, Zacarias Pagnanelli, e concedeu, ainda, entrevista para a Record News.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114