Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 17 de janeiro de 2012, 20h56

Carnaval aquece o turismo nos municípios mato-grossenses


O turismo de Carnaval é uma festa para quem vem de fora e uma oportunidade para a comunidade aumentar sua renda e o comércio gerar mais lucro.
Em Mato Grosso onde a festa é realizada nos 141 municípios, divididos nos quatro pólos, Amazônia, Araguaia, Cerrado e Pantanal, o pontapé para uma das maiores manifestações culturais já começaram seja para quem gosta de comemorar a folia de Rei Momo ou para os que gostam de curtir a natureza longe dos tamborins.

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) em exercício, Jairo Pradela, comenta que o Carnaval tem um grande potencial para o setor econômico por ser uma festa popular comemorada nos quatro cantos do país. “Não é só de danças e folias que o carnaval reina. O aumento de empregos informais e serviços destinados ao atendimento de turistas que desembarcam em várias partes neste período do ano geram rotatividade na economia brasileira e lucros para o segmento”, comenta.

No Estado, há opções para todos os gostos a exemplo do pólo Cerrado onde estão localizados 48 municípios, dentre eles se destacam a capital Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Nobres e Tangará da Serra.

Já o pólo Pantanal há duas opções tantos para os que gostam do barulho e agitação e os que querem estar bem próximo do meio ambiente. Exemplo o município de Santo Antônio de Leverger (30 quilômetros de Cuiabá) que irá receber este ano cerca de 100 mil pessoas durante os dias de festa, de acordo com a Prefeitura Municipal.

Outro exemplo é Cáceres (214 quilômetros de Cuiabá) as margens do Rio Paraguai que oferece a contemplação dos prédios históricos de arquitetura colonial, fazendas seculares e os barcos-hotéis. Já Poconé (100 quilômetros de Cuiabá) a boa é a observação da fauna local, hospedagem em pousadas, resorts e hotéis ao longo da rodovia Transpantaneira.

Há opção do Vale do Araguaia onde estão localizados 34 municípios na extensa faixa que ocupa todo o leste do Estado são as praias, águas termais e opções para o ecoturismo, disco porto, campo exclusivo para aeronaves extraterrestres.

Para o pólo Amazônia que reuni 49 cidades e ocupa aproximadamente a metade do território do Estado na região noroeste. Para o Carnaval atenção para o extenso e preservado ecossistema um patrimônio imensurável em biodiversidade com grandes áreas de conservação ambiental. Destaque para Alta Floresta, Colniza, Brasnorte, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Todas essas e muitas outras atrações turísticas Mato Grosso oferece à população e para os turistas brasileiros e estrangeiros. Estado do ecoturismo brasileiro, Mato Grosso é uma opção para o se passar o Carnaval tanto para quer quiser aproveitar a agitação da festa de Momo como para quem optar em ficar apenas contemplando a natureza ao som dos pássaros.

O Carnaval será realizado esse ano no período de 17 a 21 de fevereiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114