Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 24 de janeiro de 2012, 19h26

Região do Araguaia discute potencialidades turísticas


Com o objetivo de nortear o desenvolvimento do turismo na Região Araguaia, acontece no dia 03 de fevereiro em Barra do Garças, uma oficina para analise de apreciação dos municípios que participam do diagnostico do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS.
Estão sendo convocados a participar gestores públicos e empresários do segmento do turismo que tem interesse no desenvolvimento da região. O encontro será realizado no auditório do Hotel Explanada, em Barra do Garças, das 8h às 18h.
O estudo começou em setembro do ano passado pela Fundação Getulio Vargas, contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur e visa o desenvolvimento sustentável do turismo da região, a exemplo de ações que visem melhorias nas condições de saúde, saneamento básico, segurança pública e infraestrutura.
Para servidora da Sedtur e gestora responsável pelo PDITS Araguaia, Simone Lara, o Plano é uma referência norteadora da atividade turística de cada região pesquisada. Ela cita que os polos Cerrado e Pantanal já foram realizados PDITS e que agora o foco do estudo é o Araguaia.
Ela cita ainda a importância da participação da comunidade local na oficina. “É relevante que os interessados no desenvolvimento continuado do turismo participem das discussões, pois é com o estudo que é possível a busca por recursos adequados para viabilização de projetos através do PDITS”, argumenta Simone.
O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) em exercício, Jairo Pradela, frisa que é no PDITS que acontece a análise das condições sociais, econômicas, institucionais, ambientais e de infraestrutura, e análise dos aspectos turísticos do polo: atrativos turísticos efetivos e potenciais, oferta de produtos e serviços, perspectivas de investimentos do setor privado, perfil do turista e demanda turística atual e potencial.
“É de suma importância a participação dos gestores públicos e do segmento do turismo no processo que irá orientar e definir a prioridade de investimento na região”, frisa Pradela. Ele ressalta ainda, que a secretária de Turismo, Tetê Bezerra e o Governo do Estado como um todo vem trabalhando para desenvolver e fomentar o turismo no Araguaia.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114