Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sábado, 16 de março de 2013, 14h16

Aracaju celebra aniversário de 158 anos


Capital sergipana comemora data com shows de artistas locais

15/03/2013

Brasília (DF) – Neste domingo (17) os aracajuanos festejam 158 anos de emancipação política da capital sergipana. A comemoração contará com o tradicional passeio de tototó em volta da ilha de Santa Luzia (onde ficam Atalaia Nova e Barra dos Coqueiros) e shows com artistas da cidade.

Quem visita Aracaju não pode deixar de passar pela Orla da Atalaia, o ponto mais movimentado da capital e considerado o maior centro de entretenimento e lazer de todo o Nordeste. Com uma receita de R$ 600 mil, o Ministério do Turismo concluiu, em novembro de 2012, uma obra de sinalização turística que contemplou toda a orla, tornando o espaço ainda mais atrativo.

Para quem aprecia o artesanato, o Mercado Municipal Antonio Franco vende peças populares, como bordados, cerâmica, redes, rendas e objetos de palha. Para encontrar farinha de tapioca (e os diversos preparos de beiju), o Mercado Thales Ferraz está ao lado. Já o Mercado Governador Albano Franco se destaca pela boa variedade de frutas, castanhas, carnes e peixes.

A culinária sergipana é um festival de cores, sabores e aromas, ligados a produtos encontrados no litoral, como o caranguejo, guaiamum e o aratu. Em 2011 vários alimentos típicos da região foram reconhecidos como patrimônio imaterial de Sergipe, como a tapioca, a queijada e, claro, o amendoim verde cozido. Este último sendo consumido por 95% da população sergipana.

PROGRAMAÇÃO –A comemoração do aniversário de Aracaju tem início às 8h, com o tradicional Aracajú de Tototó, um manifesto que, além de parabenizar a cidade a bordo do patrimônio cultural sergipano – o tototó –, alerta o cidadão para a necessidade de preservar a mata ciliar da região. As festividades seguem com shows, a partir das 19h, com as bandas Filhos de Jorge, Calcinha Preta, Banda Seway e Pedro Henrique & Gabriel, na Praça de Eventos Hilton Lopes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114