Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sábado, 01 de junho de 2013, 19h37

AMM sedia palestra sobre Plano Nacional do Turismo



Mato Grosso é um estado com enorme potencial turístico, mas muito pouco explorado. Para reverter essa situação, o Ministério do Turismo instituiu no Plano Nacional de Turismo (PNT), a regionalização do turismo. A intenção é tirar a iniciativa dos projetos das mãos do Estado e levar para os municípios, deixando-os mais próximos do setor privado e sociedade civil organizada. O tema foi discutido durante encontro realizado na última terça-feira (28), na Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM.

Ministrada pelo consultor de turismo, Mario Timiraos, da empresa de consultoria Tour Mix, a palestra “Encontro Nacional de Turismo – 10 anos de Ministério do Turismo” trouxe informações sobre o novo modo de operação. Desde 2003 a gestão passou a ser compartilhada, com integração, cooperação e corresponsabilidades com a iniciativa privada.

Quanto aos projetos, o consultor afirmou que devem ter sustentabilidade comprovada por, no mínimo, dez anos. Apesar de serem focadas no municipalismo, as propostas devem englobar o desenvolvimento de, pelo menos, dois municípios. “Projetos de turismo devem ter início, meio, mas não fim”, resumiu Timiraos. A mudança se deu, principalmente, por constatar que não é dada continuidade à maioria dos projetos.

Mesmo com o advento da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, Mato Grosso ainda não desenvolveu projetos para o turismo fora de Cuiabá. Mario acredita que a AMM pode auxiliar as prefeituras interessadas com produtos turísticos. Uma das sugestões foi o turismo cultural indígena. Ele explicou que, apesar de não possuir muitas verbas, o Ministério pode contar com recursos de outras pastas federais. Além disso, será oferecido aos municípios apoio técnico especializado.

Representantes dos municípios que integram a “Rota da Água”, se prontificaram em realizar uma reunião no dia 11 de junho, em Dom Aquino, para agilizar o processo de implantação da rota turística, com vistas para o próximo ano.

Também foi levantada a hipótese de reativar a Associação dos Municípios com Potencial Turístico – Amptur. A alternativa será estudada pela diretoria da Associação.

Participaram da reunião representantes das prefeituras e iniciativa privada dos municípios mato-grossenses.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114