Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sábado, 13 de julho de 2013, 16h44

Viagem de carro cresce na preferência do brasileiro


Pesquisa do MTur mostra que as viagens aéreas permanecem no topo da preferência dos consumidores, mas cresce o número de pessoas que desejam viajar de carro

O avião ainda será o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros que pretendem viajar até dezembro deste ano. Mais de 59% das pessoas entrevistadas na Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, em junho, terão os aeroportos como ponto de partida para as viagens dos próximos seis meses.

Apesar de ainda ser o meio de deslocamento preferido dos entrevistados, o percentual de pessoas que pretende viajar de avião vem oscilando dentro da margem de erro, diminuindo desde abril, quando as sinalizações positivas chegaram a 62%. Em maio foi de 61%. Como consequência, aumentou gradativamente, no mesmo período, a intenção de viagens de automóvel. De 20,4%, em abril, para 24,9% em junho.

“A inclusão de novas famílias com renda de até R$ 2,1 mil fez crescer a intenção de viagem de carro”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. O transporte coletivo será utilizado por 13,7% dos brasileiros que pretendem viajar até o final do ano.

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas seis maiores regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa avalia a intenção de viagem no horizonte de seis meses com recortes de renda familiar, gênero, meio de transporte, destino, meio de hospedagem e acompanhante na viagem.

Dos 2,1 mil entrevistados em junho, 30,8% manifestaram intenção de viajar até dezembro. Destes, 71,8% pretendem ir para algum destino dentro do país e 26,8% para o exterior. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114