Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 05 de setembro de 2013, 13h04

Centro de pesquisas reúne informações sobre cavernas brasileiras


Brasília – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou hoje (4) o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas com objetivo de reunir informações do patrimônio espeleológico brasileiro. O lançamento foi feito durante a reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília. A ação partiu do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas.

De acordo com o coordenador do centro de pesquisas, Jocy Brandão, o cadastro tem a finalidade de "agregar todas as informações do patrimônio espeleológico do Brasil, que está disperso, quer seja na academia, quer seja nos grupos de espeleologia, ou na sociedade brasileira de espeleologia e nos processos de licenciamento”, disse Jocy Brandão.

O sistema registra 9,5 mil cavidades naturais subterrâneas que envolvem área protegida, atividade antrópica do homem, entrada da caverna, espeleotemas (formações rochosas), fauna, recursos hídricos, microbiologia, vegetação, vestígios arqueológicos, histórico-culturais e paleontológicos, feição morfológica, litologia (descrição das rochas), entre outros.

Para acesso ao cadastro click aqui

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114