Cuiabá | MT 16/04/2024
Turismo
Terça, 17 de setembro de 2013, 10h11

Desfiles da 30ª Oktoberfest ficam acessíveis aos cadeirantes


Os desfiles da Oktoberfest que acontecem na rua XV de Novembro são uma das atrações mais tradicionais da maior festa alemã brasileira. As pessoas assistem ao espetáculo na beira da rua, sentados nos meio-fios, ou em pé nas calçadas, muitas vezes segurando os pequeninos no colo para que eles possam ver também. Falta de estrutura? Não, é apenas parte da tradição. Na 30ª Oktoberfest, que acontece de 3 a 20 de outubro, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica montarão estruturas para cadeirantes em pontos ao longo da rua XV, para que todos tenham a oportunidade de se aconchegar na beira do `palco´, para assistir e fazer parte da tradição.

As plataformas estarão em 4 lugares: em frente ao Banco no Brasil, nº 1305, em frente ao Tunga Choperia, nº1020, em frente Caixa Econômica Federal, nº742 e em frente a Loja Casas Bahia, nº463, nos espaços que no dia a dia são vagas de estacionamento para automóveis. "As plataformas estão em construção neste momento. Três delas comportarão 6 cadeiras de rodas e uma terá espaço para 12 cadeiras. Temos compromisso com os cadeirantes.", conta Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica. As estruturas são desmontáveis e serão instaladas nas manhãs dos dias de desfile, para garantir que o espaço não seja ocupado por nenhum carro, e desmontadas ao fim de cada apresentação.

O Parque Vila Germânica, onde a festa acontece, é toda preparada com rampas e banheiros acessíveis para receber os visitantes cadeirantes. No início deste ano foram compradas cadeiras de rodas que ficam disponíveis durantes os eventos, para facilitar acesso até mesmo dos que não são cadeirantes, mas tem dificuldade em se locomover. A administração entendeu que essa acessibilidade deveria se estender também aos desfiles. Segundo Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica, "embora seja um diferencial assistir aos desfiles do chão, tão perto e até interagindo com os artistas, vimos que a facilidade de acesso ao cadeirante era necessária".

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114