Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Vidigal critica prisão autoritária de jornalista


A Comissão de Liberdade de Expressão e de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) aprovou moção de apoio ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, pela liminar no habeas-corpus nº 49517, que colocou em liberdade o jornalista José Arimatéia de Azevedo, dono do portal AZ de Teresina (PI). O comunicado foi feito pelo vice-presidente da comissão, jornalista Audálio Dantas, que esteve reunido com o ministro Vidigal, ontem pela manhã, no Rio.

A decisão do ministro Vidigal é um marco na defesa da liberdade de expressão. Essa Lei de Imprensa é uma violência herdada do regime autoritário, disse Dantas.

O jornalista Arimatéia foi preso no final de outubro deste ano, por decisão de um juiz de Teresina (PI), sob alegação de coação de testemunhas. O profissional vem sendo processado por uma advogada que tem escritório na capital piauiense.

Na democracia, não se prende um jornalista pelo que escreve ou pelo que fala. A força, qualquer que seja, tem que obedecer à idéia, disse o ministro Vidigal na decisão.

E prosseguiu: A imprensa livre é essencial para a democracia, ainda que livre demais, até para os excessos. A Constituição da República ordena o que fazer nessas situações – direito de resposta proporcional à ofensa, direito à indenização por dano moral, afora as outras sanções previstas na lei penal.

Prender jornalistas; censurar redações; apreender jornais, livros, revistas; tirar rádios do ar, portais ou televisões só configura violação do direito da sociedade à informação. A sociedade tem o direito de ser bem informada. Se essa informação não é de boa qualidade, a própria sociedade a rejeita, a recusa, a condena, continuou.

A nenhuma autoridade é permitido interpretar a lei a seu modo para constranger o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações que a lei estabelecer, disse o presidente do STJ na decisão que libertou o jornalista.

Audálio Dantas informou que a ABI colocará cópia do habeas-corpus nos anais da entidade para que fique registrado como documento que serve de instrumento ao combate à Lei de Imprensa. Ainda neste mês, a moção será levada ao crivo do Conselho Deliberativo da ABI.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114