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Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Barreto propõe audiência pública sobre a BR-364


Para ele, “o próximo governo tem que ter em mente” a aprovação do projeto que vai possibilitar a captação de recursos para a duplicação da BR-364, que recebe fluxo de transporte de cargas da BR-163 e BR- 070

A duplicação da BR-364 em Rondonópolis voltará a ser questionada, no próximo dia 3, durante uma audiência pública no município. O assunto fez com que o deputado estadual Hermínio J. Barreto e o deputado federal, Welinton Fagundes, fossem ao Departamento de Infra-estrutura e Transportes (DNT), discutir com o diretor Geral, Mauro Barbosa da Silva, a possibilidade de na audiência, ser aprovada abertura de licitação para a elaboração de um projeto executivo que permita ao próximo governo, a realização da obra.

De acordo com Barreto, o evento deve contar com a presença da secretária Chefe da Casa Civil, Ministra Dilma Vana Rousseff, a bancada estadual e federal de Mato Grosso, prefeitos, vereadores e a sociedade civil organizada da região Sul do Estado. “Não estamos vendendo ilusão, mas é importante que todos compareçam para encontrarmos alternativas que amenize esse problema”, disse Barreto.

Para ele, “o próximo governo tem que ter em mente” a aprovação do projeto que vai possibilitar a captação de recursos para a duplicação da BR-364, que recebe fluxo de transporte de cargas da BR-163 e BR- 070. “São três BR´s que estão gerando um grande número de acidentes e outros transtornos na região e sérios prejuízos para o Estado”, afirmou o deputado.

Segundo Barreto, somente o projeto executivo é que pode autorizar a bancada mato-grossense indicar emendas no Orçamento Geral da União (OGU) com objetivo de viabilizar os recursos para a obra.

Também na audiência, o parlamentar acredita que pode ser debatida a retomada das obras de duplicação da Serra de São Vicente, em Cuiabá. Barreto disse ainda, que o empreendimento do governo federal pode ser viabilizado pela Parceria Público Privada (PPP), que será tema no encontro em Rondonópolis. “São alternativas que serão discutidas com objetivo de viabilizar recursos para essas obras estratégicas para Mato Grosso”, afirmou.

De acordo com o deputado, a BR 364, construída há 35 anos, teve como objetivo atender a demanda de 12 mil carretas com 25 toneladas. Hoje, o número de veículos denominados bi-trens (caminhões de cargas) são de 5 mil circulando pela BR-364 com até 60 toneladas cada um.


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