Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Mostra reúne desenhos de Moacyr Freitas e textos de Paulo Pitaluga


O Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) cedeu ao Goiabeiras Shopping cópia do acervo da exposição “Cuiabá: nosso patrimônio”. O shopping abre a mostra hoje (5), na esteira das comemorações pelos 287 anos da capital mato-grossense.

A mostra reúne 44 gravuras do arquiteto Moacyr Freitas - cada uma delas acompanhada por textos do pesquisador Paulo Pitaluga Costa e Silva – que têm por objeto a paisagem urbana dos séculos XVIII e XIX na quase tricentenária “Cidade Verde”.

Na próxima terça-feira (11), às 20h, a exposição também será aberta – em outro arranjo – no saguão principal da Assembléia Legislativa. Antes, no “Auditório Deputado Renê Barbour”, Freitas e Pitaluga serão homenageados – assim como o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura João Carlos Ferreira – com Moções de Louvor, pelo trabalho de resgate do patrimônio histórico de Mato Grosso. Na ocasião, o artista Edmilson Maciel irá apresentar uma performance contando a história do Estado, de Pascoal Moreira Cabral a Blairo Maggi.

“Nesta sétima edição, trouxemos a exposição com nova roupagem e, pela primeira vez, será levada ao público, simultaneamente em dois lugares”, assinala a secretária Ísis Catarina Martins Brandão, do IMPL. No Goiabeiras Shopping, a mostra fica até dia 16 e, na sede do Poder Legislativo, até dia 20.

ATO POLÍTICO – Além das ilustrações de Freitas e dos textos de Pitaluga, também estarão expostas telas, também pintadas pelo arquiteto e pertencentes ao acervo da Secretaria de Estado de Cultura – retratam os primeiros anos da Província e, as demais, os primeiros anos da República.

Também faz parte da mostra a réplica da Lei nº 19, de 28 de agosto de 1835, que declarou Cuiabá a capital da Província. A lei foi proposta pelo deputado João Poupino Caldas e, após aprovada pela Assembléia Legislativa, sancionada pelo então presidente provincial, Antônio Pedro de Alencastro.

“Este ato, podemos afirmar, foi o primeiro ato político do Parlamento de Mato Grosso, pois de fato há muitos anos Cuiabá fazia vezes da capital da Província, mas por imposição da Corte o título de capital permanecia até então com Vila Bela da Santíssima Trindade”, explica Ísis Catarina.

A secretária faz questão de registrar o apoio do presidente da Comissão de Educação, Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PFL), assim como da Mesa Diretora, para o sucesso da exposição que, segundo ela, “é um presente do Legislativo mato-grossense, através do Instituto Memória, a todos os que a esta Casa se dirigem, levando-os a uma viagem no tempo e a paisagens distantes que um dia foram cenário de nossa história de fixação do homem no ‘distante Centro-Oeste’ brasileiro”.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114