Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00
MT vai conhecer novas tendências da moda 2006/07
O Sebrae em Mato Grosso, em parceira com o Sindicato das Indústrias de Vestuário de Mato Grosso (Sinvest), promove nesta quinta-feira (6), às 19h30, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a palestra Last Minutes-primavera/verão 2006/07.
Voltada para os empresários que integram os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Confecção de Cuiabá/Várzea Grande e Rondonópolis, bem como estilistas, estudantes de moda e demais interessados do setor, a palestra visa antecipar as primeiras confirmações de cores, tecidos, estampas, padrões, formas e acessórios que vão compor as próximas coleções.
A consultora Fernanda Vantini, que atua como coordenadora no Núcleo de Moda da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) pesquisando tendências nas principais vitrines internacionais como Paris, Londres, Milão e Nova York, vai apresentar ao público as composições das peças, a partir dos tecidos, tonalidades e acessórios com base no seu último trabalho.
“Em geral o mercado da moda segue uma tendência global formalizada pelos principais centros modistas do mundo”, explica Marta Célia Cassin, técnica do Sebrae/MT e gestora do projeto de APL de Confecção de Cuiabá e Várzea Grande. “Com base nisso, nossa proposta é antecipar essas tendências para os empresários locais, assim como para os profissionais de moda para que possam preparar as novas coleções”.
A palestra, que acontece pela segunda vez, faz parte das estratégias de fortalecimento dos APL buscando, por meio das parcerias entre o Sebrae/MT e Sinvest, aumentar o faturamento das indústrias de confecção em 15% de janeiro a dezembro de 2006.
Para isso, são organizados desfiles, participação em feiras e grandes eventos de moda como o Fashion Rio, qualificação de mão-de-obra, consultoria tecnológica para melhoria dos produtos e dos processos produtivos, além da introdução de inovação de design.
Atualmente Cuiabá e Várzea Grande possuem 96 indústrias de confecção de micro e pequeno porte e 783 costureiras que atuam indiretamente no setor.
Em Rondonópolis são 104 unidades produtivas, incluindo indústrias e facções. No geral a produção é voltada para os vários segmentos de moda, feminina, masculina, infantil, praia e uniformes. O objetivo, segundo Marta Célia, é orientar o desenvolvimento desse setor com um trabalho que agregue qualidade, tendências e criatividade a partir das características locais.