Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Atendimento odontológico em Cuiabá é referência


Em média seis mil pessoas são atendidas mensalmente pelo programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde(SMS). São dez clínicas odontológicas, onde a população tem acesso ao tratamento por meio de agendamentos de consultas.

Além delas, há mais três unidades com plantão odontológico 24 horas. Sendo dois na clínica odontológica do Verdão, Coxipó e outro na policlínica do CPA I.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Rita Sinohara, Cuiabá está à frente de outras capitais brasileiras, além de países da América Latina.

Ela explica que, enquanto a Capital implantou programa de Saúde Bucal desde 1996, o próprio Ministério da Saúde lançou o Brasil Sorridente apenas em 2002. Em função do programa nacional, agora a Saúde quer ampliar o atendimento com recursos federais. O Conselho Municipal de Saúde já aprovou a inclusão de dentista no Programa de Saúde da Família (PSF).

Outro plano, é a ampliação dos procedimentos cirúrgicos, criando mais quatro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O projeto para inserção de Cuiabá no Brasil Urgente também já passou pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), composta por 11 municípios da Baixada Cuiabana. “Estamos aguardando aprovação da CIB estadual para solicitação ao Ministério da Saúde”, disse Rita.

O orçamento prevê R$ 50 mil para reforma e compra de equipamentos nos CEOs e R$ 8,8 mil mensais para manutenção do atendimento.

A coordenadora verificou o pioneirismo de Cuiabá durante Encontro Latino Americano de Coordenadores de Saúde Bucal, que ocorreu de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, em São Paulo. Lá, os representantes de países como Cuba e Chile explicaram como está organizada a saúde bucal. “Nenhum destes países possuem serviços tão estruturados quanto em Cuiabá. Começamos com o atendimento de atenção básica (preventivo, restauração, extração), inclusive com odontopediatria (da gestante até a criança com cinco anos). Hoje, ofertamos 300 próteses ao mês, além de tratamento de canal e atendimento aos portadores de necessidades especiais”. Rita acrescenta que nos países da América Latina em geral são oferecidos apenas serviços primários, como restauração e extração.

No ano passado, o programa realizou mais de 140 mil consultas e 300 mil procedimentos odontológicos.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114