Cuiabá | MT 16/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Governo ganha reforço internacional para combater o fogo


O Governo de Mato Grosso contará este ano com a ajuda do governo italiano no trabalho de combate ao fogo no estado. Um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Embaixada da Itália no Brasil, garantindo a expansão para todos os municípios da região Norte do “Projeto Fogo”, que a cooperação italiana desenvolve como projeto-piloto em Alta Floresta desde 1999.

O programa de prevenção e controle dos incêndios na floresta amazônica é bancado com recursos do governo italiano, por meio da Cooperação Itália-Brasil. Trata-se de um programa bilateral, cujo objetivo maior é criar alternativas para evitar o uso do fogo no controle e renovação de pastagens.

A participação do governo da Itália no Comitê Estadual de Combate ao Fogo, que vai coordenar as ações de combate aos focos de calor em Mato Grosso, foi assegurada ao secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, pelos representantes da Cooperação Italiana no estado, Roberto Bianchi e Marilia Carnhelutti.

Em reunião na sede da Sema, em Cuiabá nesta quarta-feira (12/04), os representantes do governo italiano definiram os principais pontos do Termo de Cooperação Técnica que passa a ser elaborado a partir de agora pela secretaria de Meio Ambiente. A assinatura do documento será feita entre o governador Blairo Maggi e o Embaixador da Itália no Brasil Michele Valensise, dia 22 de maio, por ocasião da abertura do 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Forest), que será realizado em Cuiabá entre os dias 22 e 25 de maio.

O secretário de Meio Ambiente Marcos Machado, elogiou a iniciativa do governo italiano e se mostrou otimista sobre os resultados do trabalho este ano no estado. “Queremos efetivar o programa visando a redução dos focos de calor em Mato Grosso. Além do governo da Itália, estamos em busca da parceria também com os produtores e assentados para que possamos reduzir significavamente o número de queimadas no estado” disse o secretário.

Representante da Cooperação Italiana em Mato Grosso, Marilia Carnheluti, aponta o sistema de manejo das pastagens com o uso da mecanização para evitar a queima pelo produtor. “Iremos desenvolver a política participativa por meio dos protocolos municipais, onde estão os principais envolvidos com a questão, que são os produtores e os gestores municipais. Faremos trabalhos localizados, oferecendo alternativas para evitar o uso do fogo e trabalhando a consciência das pessoas, para que elas evitem as queimadas desnecessárias” argumenta Marilia.

Gestão

Depois de assumir a Gestão Florestal em 03 de janeiro deste ano, por força de um Termo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério do Meio Ambiente, o governo do Estado através da Sema, assume a partir de agora também a Gestão do Fogo em Mato Grosso. Este trabalho era feito anteriormente pelo Ibama.

Foi criado um Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao fogo, com a participação de várias entidades entre elas, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Indea, Empaer, Seder, Incra, Famato, Sindicatos Rurais e Ibama, todos sob a coordenação da Superintendência da Defesa Civil, que por sua vez é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

As autorizações para queima controlada de pastagens e lavouras de cana, que antes eram feitas pelo Ibama, agora precisam ser solicitadas à Sema. A definição do período de proibição da queimada no estado, assim como o trabalho de combate aos focos de calor, também ficam a cargo da secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o tenente-coronel Arilton Azevedo, Superintendente da Defesa Civil, o Comitê investirá no trabalho preventivo. Serão realizadas palestras e campanhas de conscientização junto aos produtores rurais e principalmente em assentamentos do MST, onde historicamente ocorrem problemas com a queima não autorizada.

Em 2005 pela primeira vez na história, Mato Grosso deixou a liderança do ranking nacional de queimadas. Com uma redução de 34% no período de proibição – entre 15 de julho e 30 de setembro -, o estado caiu da primeira, para a segunda posição entre os estados que mais queimam. “Queremos reduzir ainda mais o número de queimadas para definitivamente tirar Mato Grosso da vergonhosa posição de campeão nacional em queimadas” diz otimista o Superintendente da Defesa Civil em MT.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114