Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Hipertensão: o mal silencioso e crescente


Hipertensão. O nome não parece significar uma doença tão grave e muitos nem sequer se preocupam com a mesma. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde, trinta milhões de brasileiros são hipertensos, e um número nada pequeno desconhece essa condição que pode ser conferida, neste dia 26, (Dia Nacional de Controle e Combate da Hipertensão Arterial), das 10 às 19h, no 1º Piso do Goiabeiras Shopping, onde estará uma equipe especializada do Incor do Hospital Santa Rosa para uma ação de aferição de pressão e constatação da existência ou não da doença.

A atenção com o estado de saúde neste âmbito é percebida como mais necessária ainda quando são apresentados dados como o de que pelo menos 30% de toda a população brasileira nunca fez a aferição de pressão, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Pesquisas mostram também que os procedimentos-padrão para a medida da pressão arterial não são realizados em 30% a 70% das consultas médicas (a variação corresponde a diferenciações entre as regiões geográficas, mas sendo o mínimo de 30% preocupante, já que se trata de um procedimento de base nos exames de rotina).

O grande perigo é que a doença nem sempre apresenta sintomas. No entanto, as conseqüências do desenvolvimento da mesma não são nada silenciosas: entre outros fatores pode levar à ocorrência de derrames (AVC), infarto, insuficiência cardíaca e paralisação dos rins.

Evento: Dia Nacional de Controle e Combate da Hipertensão Arterial
Data: 26/04
Horário: 10 às 19h
Local: 1º Piso do Goiabeiras Shopping


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114