Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Polícia Federal abre inquérito para apurar denúncias da Veja


O Departamento de Polícia Federal instaurou ontem, 15, inquérito policial para apurar as denúncias contidas na reportagem “A Guerra nos Porões”, publicada na edição desta semana da Revista Veja.

Na matéria intitulada A Guerra nos Porões, da Revista Veja desta semana, foi divulgada uma lista de autoridades públicas com supostas contas secretas em paraísos fiscais, uma das quais seria em nome do Diretor-Geral da Polícia Federal. A reportagem atribuiu a Daniel Dantas, do Banco Opportunity, a contratação de espiões estrangeiros que teriam montado dossiês de investigações financeiras clandestinas no exterior.

Em nota publicada no site da Polícia Federal neste domingo há o esclarecimento de que, na data de 04/11/2005, a Direção Geral do DPF, por meio de correspondência interna, já havia alertado aos setores competentes desta corporação sobre comentários de origem não identificada dando conta que estaria em curso uma ação ardilosa para atribuir falsamente a integrantes do atual governo a titularidade de recursos financeiros ilegais mantidos fora do Brasil, sendo um dos alvos o próprio Diretor-Geral da organização policial.

O alerta do referido dirigente solicitava ao mesmo tempo que as autoridades policiais competentes adotassem as medidas necessárias para a investigação reservada dos fatos, tendo naquela oportunidade o Diretor-Geral do DPF, para maior agilidade da apuração, autorizado a todos, de forma expressa, o acesso ao seu sigilo bancário e fiscal, no Brasil ou no exterior. A despeito da investigação ainda não ter sido concluída, permanece em vigor a ordem de amplo acesso às suas declarações de rendimentos e a quaisquer outras informações bancárias e financeiras.

Em sua portaria de instauração o inquérito 002/2006 COAIN/DPF estabelece como objeto verificar as denúncias apresentadas no semanal contra o Diretor-Geral da Polícia Federal, Delegado Paulo Fernando da Costa Lacerda, e ainda a autenticidade do dossiê apresentado por VEJA e sua possível origem delituosa.

A investigação será comandada pelo Delegado Disney Rosseti. O Delegado Paulo Lacerda já colocou à disposição da equipe de investigação seu sigilo bancário tanto no Brasil quanto no exterior. A Polícia Federal deve pedir explicações a todos os envolvidos no caso.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114