Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Produtores de Ipiranga do Norte ficam sem recursos


Aproximadamente 80 % dos produtores rurais de Ipiranga do Norte não têm como plantar a próxima safra. A afirmação é do líder das manifestações no município, José Nilton Mafra, que plantou na última safra 500 hectares de soja e 150 de milho safrinha.
Mafra explica que 60% das lavouras de Ipiranga têm menos de 200 hectares. A maioria ainda em fase de abertura de área e de preparo do solo. “Por isso, a situação de crise em nosso município é mais delicada que em outros municípios da região, onde as propriedades têm acima de mil hectares e estrutura definida”, disse, acrescentando que o produtor ipiranguense não tem liquidez para se resistir à crise.
Faustino Bampi é um desses exemplos. Plantou na safra passada 90 hectares de soja e 10 de milho. Ele afirma que não tem dinheiro para plantar este ano. “Não tenho condições. Se a situação continuar assim, não vou plantar na próxima safra porque é prejuízo na certa”, lamenta.
O produtor Gilmar Baldi plantou 300 hectares de soja. “Esse ano, nós vamos entregar a soja e ainda vamos ficar devendo para fornecedores”, disse. Para ele, o preço da soja deveria ser de R$ 25 para tornar a sua produção viável. “Hoje, não conseguimos nem R$ 15 reais pela saca de soja, e nessa faixa não vale à pena plantar a próxima safra”.
Sem dinheiro, os produtores estão sendo obrigados a demitir, o que gera elevados índices de inadimplência no comércio da cidade e, consequentemente, pressiona os empresários a também adotar medidas extremas. Muitos estão fechando as portas.
Na safra 2005/06, a área de cultivo de Ipiranga do Norte foi de 215 mil hectares de soja e 60 mil hectares de milho safrinha.
José Mafra está pessimista em relação às negociações de hoje entre governadores, lideranças rurais e o presidente Lula. “A expectativa é ruim. Não acredito numa solução definitiva para a agricultura”, desabafa.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114