Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Governo retoma Programa de Microcrédito em MT


Prefeito de Juína, Hilton Campos, e a assessora especial da Setecs, Idirenes Queiroz, assinam Termo de Cooperação Técnica para implantação do Microcrédito.
Vinte novos municípios de Mato Grosso já podem contar com o Programa Microcrédito, sistema de financiamento do Governo do Estado que beneficia pequenos empreendedores, com financiamentos a juro zero, de forma desburocratizada e ágil. Só na semana passada, mais três Municípios firmaram parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) para implantação do programa. A coordenação do Microcrédito esteve em Juína, Aripuanã e Juara, onde os prefeitos assinaram o Termo de Cooperação Técnica. O programa é coordenado juntamente com a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) e o Sebrae.

Nessas cidades, um total de 340 pessoas participaram de palestras que explicam o funcionamento do sistema de crédito do Estado. “Tivemos uma excelente aceitação do público, que demonstrou total interesse no programa. Inclusive, após as palestras, foram feitas as inscrições dos empreendedores interessados. Observamos que a tendência na região está nos ramos moveleiro, de lanchonete e costura”, destacou a assessora especial da Setecs, Idirenes Queiroz.

De acordo com o prefeito de Juína, Hilton Campos, o programa atende aos anseios de empreendedores que precisam apenas de um incentivo para melhorar um pequeno negócio. “Qualquer ajuda financeira que se oferece a pequenos empresários é bem-vinda diante da crise no setor madeireiro. Temos várias pessoas na região que estão sem opção após essa crise e precisam de apoio para ingressarem uma nova atividade. Com certeza o Microcrédito atenderá costureiras, feirantes, pequenos produtores, moveleiros, salões de beleza, entre outros”, comentou.

O Microcrédito financia até R$ 1 mil, sem juros, que pode ser pago em até 12 vezes, com uma carência de até três meses para iniciar o pagamento. Só é cobrado juro em caso de inadimplência.

Após o lançamento do programa e realizada as inscrições dos interessados, o próximo passo é a visita dos agentes de crédito a esses empreendedores. “Durante a visita, eles preenchem a ficha cadastro-proposta e anexam toda documentação exigida pelo Microcrédito. É o comitê de crédito municipal que avalia as propostas e as encaminha para a liberação de crédito, um trâmite que leva cerca de 30 dias”, explicou Idirenes.

As novas cidades a aderir a linha de financiamento são Aripuanã, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Juara, Juína, Nobres, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Alta Floresta, Alto Araguaia, Campinápolis, Canarana, Carlinda, Claúdia, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Terra Nova do Norte e Vera.

“Vale ressaltar, que o sistema de crédito do Governo de Mato Grosso só contempla os Municípios que possuem o Conselho Municipal do Trabalho criado e homologado, um exigência do próprio Conselho Estadual do Trabalho”, disse a assessora especial da Setecs.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114