Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Projeto da TNC busca recuperar reserva legal na Amazônia


Enquanto o Greenpeace, a Frente de Defesa da Amazônia (FDA) e o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) lutam pela desativação do terminal graneleiro da Cargill em Santarém (PA), a organização ambientalista The Nature Conservancy (ou Conservação da Natureza, conhecida pela sigla TNC) aposta na convivência regulada entre a soja e a floresta.

Há dois anos, a entidade desenvolve um projeto em parceria com a Cargill e o Sindicato dos Produtores Rurais de Santarém. Dizer não para a soja – assim como na década de 80 os ambientalistas disseram não para a pecuária – não tem muito efeito. A agricultura e a pecuária continuam se implantando na região, sem que a gente tenha um mecanismo de controle: o licenciamento ambiental das propriedades, argumentou a representante da TNC no Brasil, Ana Cristina Barros.

Ela acrescentou: Somos legalistas, sim. A gente fez essa opção estratégica por perceber que a maior fragilidade no combate ao desmatamento da Amazônia é a implementação do Código Florestal.

O projeto da TNC busca recuperar ou compensar a reserva legal e a área de proteção permanente já desmatadas. Pelo Código Florestal (1965), parcialmente alterado pela Medida Provisória 2.166 (2000), os proprietários de terras na Amazônia devem manter 80% do seu terreno com vegetação nativa (reserva legal). E não podem derrubar árvores que previnam a erosão – localizadas às margens de rios e nos cumes das montanhas, por exemplo (áreas de proteção permanente).

A iniciativa tem três etapas: o cadastramento das propriedades e seu georreferenciamento (para permitir a identificação da área desmatada por meio de imagens de satélite); a análise de campo e o reflorestamento (ou estabelecimento de uma área de reserva legal coletiva). A reserva coletiva diminui o custo operacional e tem um valor ecológico maior, defendeu Ana Cristina Barros.

Segundo ela, 106 produtores já formalizaram a adesão voluntária ao projeto: Temos um contrato de confidencialidade, não posso informar o quanto eles desmataram. Posso dizer apenas que ao contrário do que se pensa, verificamos que 60% das propriedades são pequenas, com menos de 150 hectares.

O coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, criticou o projeto: Esse é um verdadeiro acordo de cavalheiros, sem o Estado. O Incra [ Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ], por exemplo, tem que estar presente, para dizer se esses produtores são os verdadeiros donos da terra.

De acordo com Ana Cristina Barros, a TNC está em negociação com o Incra, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Quem vai dizer o que pode ou não são os órgãos ambientais. Nosso papel é o de interlocução, entramos com o conhecimento técnico e com as parcerias, para que a lei seja cumprida, disse.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114