Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Maggi assina acordo para o combate de queimadas


O Governador Blairo Maggi assinou um acordo de cooperação técnica com o governo Italiano para combater as queimadas na região amazônica no 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas – FOREST .

O Termo de Cooperação Técnica com o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, amplia o controle de queimadas para todos os municípios do Estado de Mato Grosso, por meio do Programa de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais da Amazônia.

O projeto-piloto italiano já está em execução desde 1999 nos Estados do Acre e do Pará - e há quatro anos em 16 municípios da região noroeste de Mato Grosso, incluindo Juína. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente já definiu como prioridade máxima deste ano o combate às queimadas em Mato Grosso.

O coordenador do projeto, Roberto Bianchi, disse que considera importante a assinatura do documento que amplia a área de abrangência da prevenção e controle de queimadas. Ele explicou que o trabalho consiste na orientação, principalmente de pequenos produtores, em manejos de pastagens e controle de queimadas. Ele informou que até hoje já foram investidos nesses Estados 1,5 milhão de euros (R$ 4,2 milhões).

O governador destacou que, até por dificuldade de recursos, esses pequenos produtores não têm como fiscalizar as propriedades. “Existem os incêndios criminosos, mas existem também aqueles provocados pelas condições climáticas”, observou. Segundo ele, a Sema vai capacitar agentes ambientais para a execução do projeto de cooperação, mas mesmo assim o Estado não tem condições de fazer a fiscalização sozinho e precisa de parceiros.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114