Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Copom irá decidir nova taxa básica de juros do país


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, há pouco, depois de reunião com empresários na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central saberão tomar a melhor decisão sobre o valor da nova taxa básica de juros. A nova taxa será definida pelo Copom na reunião que começa hoje (30) e termina amanhã (31).

Em setembro do ano passado o Copom deu início à trajetória de redução da Selic, que desde então caiu de 19,75% para os atuais 15,75%.

Confio no Copom e confio no BC, e eles têm sensibilidade para avaliar a situação, avaliar o andamento da inflação no país e chegar a uma redução adequada da taxa de juros, comentou o ministro.

Mantega fez elogios à atuação do Banco Central e do Tesouro Nacional diante da oscilação no mercado financeiro provocada por notícias de alta dos juros nos Estados Unidos. Tanto o BC quanto o Tesouro estão atuando corretamente nesta turbulência passageira, disse ele. Para Mantega, a economia brasileira, na semana passada, reagiu muito bem a essa turbulência. Demonstrou que está preparada para enfrentar turbulências dessa natureza.

Segundo o ministro, isso foi possível porque o país não está mais vulnerável ao capital especulativo. O Brasil hoje tem pouco volume de capital especulativo, à diferença do que acontecia no passado. Estes recursos externos que nós temos – a moeda forte –foram obtidos com as nossas exportações. São recursos nossos.

Ele afirmou que as reservas internacionais deixam o Brasil numa situação confortável e que o país não precisa de capital externo para fechar as contas.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114