Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

MT pode ter Coordenadoria da Pessoa com Deficiência


O deputado Humberto Bosaipo (PFL) está sugerindo ao governo do Estado a criação da Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa com Deficiência, que deve funcionar no âmbito da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social (Setecs). Para o deputado, a criação dessa coordenadoria é muito importante porque, apesar de ser alta a porcentagem da população mato-grossense que apresenta algum tipo de deficiência, não existe nenhum tipo de estrutura no governo que articule as ações governamentais de maneira integrada.

Além disso, o parlamentar cita que a criação da coordenadoria é um desejo antigo das entidades ligadas ao deficiente. Acima de tudo, a coordenação propiciará o estabelecimento e a implantação de diretrizes políticas voltadas às pessoas portadoras de deficiências. A sugestão de Bosaipo foi feita em forma de indicação, com cópia ao governador Blairo Maggi (PPS), ao secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Kato, ao secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto e à secretária da Setecs, Terezinha Maggi.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui 341.494 pessoas com algum tipo de deficiência. Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres são os municípios que possuem maior população com deficiência, respectivamente 58.915, 24.983, 20.332 e 13.896.

Conforme a indicação de Bosaipo, a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência deverá desenvolver ações como a coordenação superior dos assuntos, das ações governamentais e das medidas referentes aos deficientes; elaborar os planos, programas e projetos de Política Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e manter com os municípios e Ministério Público estreito relacionamento, objetivando a concorrência de ações destinadas à integração das pessoas portadoras de deficiência.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114