Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Segunda, 16 de março de 2009, 09h28

Posse na Ucmmat se transforma em criticas a Blairo, Pagot e ao TCE


Tomou posse nesta sexta-feira (13), em Cuiabá, a nova diretoria da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) para o biênio 2009/2011. Reeleito pela terceira vez, o vereador de Salto do Céu, Aluízo Lima (PR) assumiu prometendo o fortalçecimento dos legislativos municipais. O presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), tomou posse como presidente de honra da entidade.

Em seu discurso Aluízo aproveitou para fazer críticas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), referindo-se a uma resolução que trata da emissão de pareceres nas contas do Estado e dos municípios.

“Trata-se de uma interferência do Tribunal nas atribuições dos legislativos”, lamentou Aluízo , que se reúne nos próximos dias com representantes do TCE para debater a questão.

Um dos momentos fortes da solenidade de posse foi o discurso do novo vice-presidente da Ucmmat, vereador Hálacy Amorin (PV), de Nova Ubiratã. Em tom emocionado, o representante do Norte de Mato Grosso voltou a cobrar a valorização dos vereadores no contexto político estadual.

“Hoje, apesar de sermos eleitos pelo povo para fiscalizar as ações dos executivos municipais, somos menos valorizados que os fiscais do TCE”, lamenta Hálacy.

“Chegou o momento de conquistarmos maior participação nas decisões políticas e econômicas de Mato Grosso”, enfatizou.

Hálacy também cobrou dos deputados e representantes do Governo do Estado maior atenção e investimentos nos municípios do interior, citando como exemplo Nova Ubiratã. “É um município que necessita de atenção, de mais investimentos econômicos que possam gerar emprego, renda e mais dignidade para as famílias que vivem ali”, disse.

O péssimo estado de conservação da BR-163 também foi condenado por Hálacy. “Está uma verdadeira calamidade, um caos. Está na hora de o Dnit e as nossas autoridades dedicarem maior atenção a essa rodovia que garante o escoamento da nossa produção para os mercados internos e externos”, criticou, lembrando que os 110 quilômetros entre Sinop e Itaúba estão intrafegáveis.

O deputado José Riva prometeu visitar Nova Ubiratã em abril. O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), destacou que a Ucmmat será bem representada no Norte do Estado e que uma nova liderança regional está despontando em Nova Ubiratã.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114