Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Terça, 17 de março de 2009, 12h47

MT Regional discute com prefeitos implantação de aterros sanitários


A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (SEPE), representada pelo superintendente de desenvolvimento regional do Vale Rio Cuiabá, Milton Cunha, esteve reunida na última sexta-feira (13.03) em Poconé (104 km de Cuiabá) para discutir as políticas públicas de desenvolvimento regional da região. O tema central do encontro foi à questão do aterro sanitário – destinação dos resíduos sólidos entre as 13 cidades que compõe o Consórcio Intermunicipal Vale Rio Cuiabá, localizado na baixada cuiabana.

As reuniões foram divididas em quatro etapas. O primeiro encontro no dia 12 desse mês em Rosário Oeste. Por fim, a última reunião acontece no dia 27 de março, em Cuiabá, com a presença de todos os prefeitos e secretarias ligadas ao meio-ambiente. De fato, será apresentado projeto para possível execução do armazenamento do lixo doméstico. As ações recebem apoio da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com o superintendente de desenvolvimento regional do Vale Rio Cuiabá, Milton Cunha, todas as propostas discutidas serão catalogadas para a criação de uma espécie de dossiê com particularidades de cada região. Em seguida, será elaborado projeto feito pelas empresas contratadas pelos municípios sob aval dos órgãos ambientais. “O lixo orgânico compromete com o IDH e desenvolvimento de cada região”, afirmou o superintendente do Vale Rio Cuiabá.

De fato, além de contribuir para o desenvolvimento regional, Cunha destacou a importância dos lixões como fonte de riqueza na geração de emprego e renda mediante a criação de associações e cooperativas. Ainda de acordo com o superintendente, outro fator preocupante são as queimadas urbanas existentes dentro dos lixões, que proporciona o desequilíbrio ambiental e compromete a saúde humana.

Para o secretário executivo do Consórcio Vale Rio Cuiabá, Eduardo Belmiro, as ações que serão executadas mediante consórcios proporcionarão desenvolvimento em todos os municípios envolvidos. O secretário executivo destacou que as obras de implantação do aterro sanitário contarão com unidades de triagem, área de compostotagem, área de transbordo, triagem para resíduos de construção civil, além de drenagem e cuidados com o lixo hospitalar. “Com isso os lixões a céu aberto serão todos desativados”, destacou.

A coordenadora de gestão de resíduos sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz ressaltou que o primeiro passo para a criação do aterro sanitário é a análise do terreno. Ela explicou que o órgão, por sua vez, tem o compromisso de analisar as áreas apresentadas pelos gestores municipais. Em seguida, é concebida uma avaliação do lugar, se é viável ou não. Dando sequencia, o município é notificado no qual são apresentados os estudos para dar processo à licença prévia. Por fim, para haver o projeto final são avaliados critérios técnicos e legais conforme a legislação estadual e federal.

PROPOSTAS – No primeiro encontro ocorrido em Rosário Oeste, foi definida a unificação do armazenamento do lixo doméstico em uma só localidade, que seria a cidade de Rosário Oeste. O município consome 15 toneladas diárias de lixo orgânico. A região atende as demais localidades –Acorizal, Jangada e Nobres. O total consumido nesta micro-região é de aproximadamente 20 t/dia.

Segundo o presidente do Consórcio Vale Rio Cuiabá, Meraldo Figueiredo Sá, a idéia de unificar o aterro sanitário em um só lugar é viável pelo fato de conseguir recursos e investimentos dos governos estaduais e federais com maior facilidade. Em contrapartida, Sá revelou que será criada uma agência de desenvolvimento, que será a capacitadora dos recursos junto aos governos.

Entre as propostas do encontro de Poconé, foi discutida a situação da poluição das margens do rio Cuiabá. No entanto, o prefeito de Santo Antonio de Leverger, Harrisson Ribeiro falou sobre da limpeza do rio, recuperação de mananciais e encostas por meio da liberação de recursos e capacitação de técnicos que estejam presentes em todas às regiões atendidas pelas águas do rio Cuiabá.

Outro assunto abordado em Poconé foi à conscientização da população mediante campanha educativa nas escolas estaduais e municipais. A questão da coleta seletiva no processo de conservação do meio-ambiente também foi amplamente discutida entre os participantes.

PARTICIPANTES – Na última reunião ocorrida em Poconé, participaram do evento: o prefeito de Poconé, Clóvis Martins; de Santo Antonio do Leverger, Harrisson Ribeiro; de Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Pacheco; a coordenadora de gestão de resíduos sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Várzea Grande, Lucineide Lago; além de representantes do Consórcio Vale Rio Cuiabá, MT Regional e engenheiros da Delta Construções de Cuiabá.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114