Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Domingo, 12 de abril de 2009, 07h46

Após mortes, governo intensifica combate a dengue na Grande Cuiabá


O Governo do Estado assumiu nessa semana a coordenação na parceria com os municípios e no enfrentamento dos casos de dengue em Mato Grosso. No final da manhã deste sábado (11.04), uma equipe Técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou um sobrevoo, de uma hora, sobre alguns pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande.

No sobrevoo, principalmente sobre os bairros Cidade Alta e Cidade Verde, em Cuiabá, e Cristo Rei e Manga, em Várzea Grande, com maior registro dos casos graves, a equipe verificou a existência de caixas d’águas descobertas e piscinas abandonadas. O coordenador da Vigilância Ambiental de Mato Grosso, Oberdan Lira, que participou da operação, chamou atenção ainda para o grande número de residências com acúmulo de lixos nos quintais.

Dados parciais mostram que de janeiro até hoje Mato Grosso já notificou 5.180 casos de dengue, 314 graves. Desses, 180 em Várzea Grande e cem em Cuiabá. O coordenador informou que as observações desse sobrevoo, para detecção do que não foi possível verificar por terra, complementarão as ações que já são realizadas pelas equipes do Estado e municípios.

Dentro dessa ação conjunta, o Estado deu um aporte financeiro de cerca de R$1 milhão, do Fundo Estadual de Saúde, para as ações emergenciais; disponibilizou veículos, dez bombas costais e 12 carros para UBV (fumacê). A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) também oferece apoio ao enfrentamento da dengue na limpeza urbana.

O Ministério da Saúde enviou materiais educativos, cartilhas, cartazes, manuais, guias e material didático, que serão distribuídos principalmente em unidades de saúde, escolas e creches. Segundo o técnico responsável pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Saúde (Cievs), Aparecido Alberto Marques, além de ser a população mais atingida pela doença, os menores de 16 anos serão multiplicadores no apoio e monitoramento das ações.

Oberdan Lira frisou que a sociedade não pode esperar as coisas acontecerem, mas participar desse enfrentamento. A estarem atentos aos possíveis criadouros do aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), objetos que acumulam água parada como vasos de plantas, reservatórios de água sem tampa, bebedouros de água, ralos e outros, como tampinhas de garrafa ou até casca de ovos, que enchem com a água da chuva e tornam-se ambientes propícios para o mosquito depositar seus ovos.

A equipe orientou ainda a população em caso de suspeita de dengue, com sintomas de dores e febre, a procurar atendimento em uma unidade de saúde básica. “Deixar os Prontos Socorros para o atendimento emergencial, dos casos mais graves”, disse o coordenador. Todas as policlínicas estão equipadas e ainda os PS, que dispõe de 30 leitos e convênio com a rede particular se necessitar.

A observação para a não automedicação foi outro ponto questionado pela equipe. A população tem o hábito ou o desconhecimento para a automedicação que pode agravar qualquer caso mais simples de dengue, principalmente o uso de anti-inflamatórios, salientou Marques. A equipe explicou que a doença agrava após a febre ceder e a pessoa achar que melhorou, por isso qualquer sintoma o melhor é buscar orientação ou atendimento na policlínica ou posto de saúde.

CASOS

Além de Cuiabá e Várzea Grande, foram registrados casos graves de dengue nos municípios de Nova Olímpia, Nova Mutum, Poconé, Canarana, Tangará da Serra, Nobres, Rosário Oeste e Cáceres, dentre outros. Todos os municípios estão desenvolvendo ações de organização da assistência, investigação epidemiológica, controle vetorial e mobilização social. O Estado vem monitorando diariamente a evolução epidemiológica da dengue nos 141 municípios.

A técnica da Vigilância em Saúde do Estado, Márcia Brito, lembrou que hoje 70% do Estado está em alerta, 7% em risco e o restante satisfatório. O que não significa que a situação não pode piorar e a população não deva se preocupar. “A dengue é um problema de todos, então que todos os setores se envolvam”, argumentou Oberdan Lira, incluindo, sobretudo, a população.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114