Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 18 de junho de 2009, 16h33

Lula em MT: Terra Legal é marcada por compartilhamento de ações


A largada do Mutirão Arco Verde - Terra Legal teve início nesta quinta-feira (18.06) pela manhã no município de Alta Floresta, 803 Km ao Norte de Cuiabá. Durante todo o dia, em uma reunião técnica de trabalho com representantes dos governos federal, estaduais e municipais haverá compartilhamento de ações, estudos e projetos de produção sustentável e oferta de serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos na Amazônia Legal.

A atividade prossegue até sábado (20.06) nos três pólos das cidades onde ocorre a ação, além de Alta Floresta, em Marabá (PA) e Porto Velho (RO). O presidente Lula, o governador Blairo Maggi, ministros e o presidente Nacional do Sebrae, Paulo Okamotto estarão nesta sexta-feira (19.06), às 10 horas, em Alta Floresta para lançar o mutirão.

“O Mutirão Arco Verde Terra Legal é a busca da melhoria de qualidade de vida destas pessoas da região. O mutirão não acaba com os três dias”, apontou o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo de Mato Grosso, Yênes Magalhães, sobre alguns caminhos a seguir em reunião na manhã desta quinta-feira. “Todos os municípios da Amazônia Legal precisam diversificar suas economias, porque foi a base da economia deles que deu problemas como o desmatamento. Precisamos buscar alternativas, como de financiamentos a projetos”, sintetizou o secretário na reunião com demais autoridades.

A subchefe de Articulação e Monitoramento do Ministério da Casa Civil, Tereza Campello, descreve as reuniões técnicas do mutirão como “ação de fortalecimento da gestão municipal”. “Vamos ouvir as necessidades da prefeitura”, diz. “Nessa reunião de trabalho, por exemplo, vamos ter com a Embrapa um estudo da região avaliando o que pode ser alternativa tecnológica de transição de modelo (produtivo)”, lista uma das inúmeras trocas de informações das autoridades para os municípios da Amazônia Legal.

Além de Yênes e Tereza, participaram da reunião a prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias, secretários municipais e instituições de apoio e fomento à produção sustentável. Treze ministérios do governo federal e autarquias são parceiros do mutirão, além do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Senac, Senai e Sebrae.

No mutirão, pelo Governo de Mato Grosso, fazem parte da caravana do mutirão as secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), de Saúde (SES), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) Empaer, Indea. Além de instituições com unidade no Estado, como INSS, Incra. Todos com atividades e programas inclusos no mutirão.

Uma Feira de Atividades Sustentáveis no formato de estandes de municípios e instituições (Organizações Não-Governamentais – ONGs – e cooperativas) que desenvolvem e apóiam a produção sustentável da Amazônia Legal está montada em um ginásio no centro de Alta Floresta.

O MUTIRÃO

A ação integrada do Mutirão Arco Verde - Terra Legal se caracteriza em ser uma das ações preventivas para combater o desmatamento nos 43 municípios de maior índice de destruição da Amazônia Legal. Vinte deles são em Mato Grosso, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois no Amazonas e um em Roraima (Mucajaí). Todos serão cobertos com ações das três rotas do mutirão nas próximas semanas.

Além do atendimento aos posseiros durante o mutirão, haverá uma série de ações como capacitações, emissão de certidão de nascimento, acesso a benefícios previdenciários, alistamento militar, emissão de carteira de identidade e do idoso, cadastramento de pescadores, abertura de contas bancárias, licenciamentos ambientais dentre outros realizados pelos Estados e Municípios envolvidos. A mobilização, no governo federal, envolve 13 ministérios, autarquias, empresas públicas, bancos públicos, entre outros.

Também compõem o mutirão, cursos e capacitações sobre sistemas de cooperativismo e produção sustentável (Ministério da Agricultura); sistemas agroflorestais (Ministério do Desenvolvimento Agrário); e de aqüicultura e pesca (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca).


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114