Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 19 de abril de 2017, 14h11

Escola Plena Antônio Epaminondas realiza 'Feirão das Eletivas'


A Escola Estadual Antônio Epaminondas, em Cuiabá, realizou o “Feirão das Eletivas”, que é o momento de escolha das disciplinas temáticas propostas pelos professores e/ou estudantes. As disciplinam eletivas têm o objetivo de diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos trabalhados na Base Nacional Comum do currículo escolar.

“O objetivo é trabalhar temas que envolvam os alunos de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os alunos escolhem qual eletiva querem cursar”, explica o coordenador da escola, Jackson Regis.

As disciplinas eletivas estão associadas diretamente aos pilares “Aprender a Fazer” e “Aprender a Conviver”. Os estudantes, durante um semestre, podem escolher com quais colegas da escola querem estudar e, também, a matéria que desejam cursar. Estas escolhas têm como objetivo desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos educandos.

Durante o feirão realizado pela escola, todos os professores fizeram uma apresentação-show com criatividade, dinamismo, organização, integração e interdisciplinaridade, com o objetivo de convencer os alunos a escolherem as disciplinas eletivas: Mentes criativas; Balaio das artes; Caixa de surpresas; Todo poder aos estudantes; Diga-me o que comes que te direi quem és.

Os estudantes assistiram com bastante atenção e interesse a apresentação das cinco eletivas e depois fizeram as inscrições nas disciplinas de interesse. Ao final do semestre, haverá um evento para apresentação de resultados.

Disciplinas eletivas

Desenvolver habilidades além daquelas oferecidas pelas disciplinas tradicionais é o principal objetivo das disciplinas eletivas. Muito comuns em cursos de graduação, elas agora começam a fazer parte da grade curricular de escolas que oferecem Ensino Fundamental e Ensino Médio. Representando uma forma de complementar os estudos, essas disciplinas buscam contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano nas dimensões pessoal, profissional e social.

A grade curricular básica, composta por disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, é essencial para a formação do estudante. Porém, é preciso ir além do convencional e é justamente nesse ponto que as matérias opcionais revelam sua importância. Elas conferem a possibilidade de enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação tradicional oferecida pelas escolas, além de dar a sensação de pertencimento ao ambiente escolar, de liberdade de escolha e contribuir para a sondagem de aptidões. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114