Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 19 de abril de 2017, 17h25

Cronograma de desligamento da TV analógica é modificado


O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) durante reunião nesta quarta-feira (19.04) decidiu propor a modificação do calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. Em quatro agrupamentos de municípios – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e no Interior de São Paulo – houve proposição de adiamento no processo. Foi mantido o cronograma de desligamento em Recife para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro. A proposta será enviada agora para deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que deverá baixar uma portaria com a mudança.

A principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Segundo a EAD, também existem dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano.

Fazem parte do Gired a Anatel, o MCTIC, a EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações.

O desligamento do sinal analógico da TV aberta em Goiânia e mais 28 municípios do estado está mantido para o dia 31 de maio.

Cerca de 95% dos mais de 7,2 milhões de domicílios de São Paulo e 38 municípios vizinhos já tem sinal digital, segundo dados da pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 31 de março e 10 de abril, após o desligamento. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) era de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais. Segundo a EAD ainda continuam a ser distribuídos cerca de 14 mil kits por dia.

A cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira onde o sinal analógico foi desligado, em março de 2016, ela serviu de projeto piloto para a implantação do sistema. Em Brasília e em nove municípios do entorno o desligamento ocorreu no fim de 2016.

Veja abaixo o novo cronograma de desligamento da TV digital em 2017:

- Recife – mantido em julho
- Fortaleza e Salvador – alterado de julho para setembro
- Rio de Janeiro e Vitória – mantido em outubro
- Belo Horizonte – alterado de julho para a segunda semana de novembro
- Interior de São Paulo – alterado de setembro para a quarta semana de novembro 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114