Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Quarta, 19 de abril de 2017, 18h12

Guardas Municipais de VG participam de curso sobre abordagem a criança e adolescentes


A Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Várzea Grande promoveu terça-feira (18/04) mais um curso de preparação para a Guarda Municipal, com vistas à abordagem a crianças e adolescentes. A iniciativa ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

De acordo com o palestrante e coordenador do CREAS/POP do município, Danilo Moraes, o evento foi direcionado a dezenas de guardas municipais da Prefeitura que mantém cotidianamente contatos com jovens em situação de risco ou vulnerabilidade no município. “O primeiro passo é saber como abordar os jovens e depois e encaminhá-los para um conselheiro de plantão. Além de ter conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, citou.

Para o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, a capacitação têm uma importância especial tendo em vista o trabalho diário de rondas escolares realizadas pela GM na cidade. “Esse curso vai subsidiar os agentes a terem elementos que forneçam uma melhor capacitação para enfrentar problemas com drogas ou violência”, explicou.

Homero lembra ainda que o evento é um referencial para os guardas municipais sobre os abusos e crimes contra crianças e adolescentes. “A capacitação também serviu como troca de experiência entre os agentes e os servidores dos CREAS. Foram debatidos valores familiares e o convívio com a criança e adolescente. Se a família estiver destruída, a tendência é que a criança ou o jovem migrem para o mundo da criminalidade. O que precisamos impedir.”, alertou.

Segundo o coordenador do CREAS, Danilo Moraes a prefeitura de Várzea Grande tem intensificado ações preventivas e educativas, para evitar que crianças e adolescentes migrem para o mundo do crime, “aqueles que já estão no crime, são encaminhados para os CREAS, onde são recebidos com toda atenção, fazem cursos e são preparados para serem reinseridos na sociedade. Por mais que eles sejam menores, eles saem de lá com orientação para que possam procurar o primeiro emprego”, explicou o coordenador.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114