» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sexta, 21 de abril de 2017, 08h37

Marcelo Knobel toma posse como 12º reitor da Unicamp


O físico Marcelo Knobel tomou posse no dia 19 de abril como o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Knobel graduou-se em Física e pós-doutorou-se no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, em Turim, na Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, em Madri, na Espanha. Foi Pró-Reitor de Graduação de 2009 a 2013, período em que implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia inclusão social com formação geral.

Especialista em materiais magnéticos nanoestruturados, publicou mais de 240 artigos em revistas internacionais, é autor de 13 capítulos de livros, tendo sido citado mais de 6.500 vezes na literatura científica internacional.

Membro Young Affiliate da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), de 2007 a 2011, integrou o Comitê Assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação da Área de Física da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

No cargo de reitor, terá que enfrentar uma série de desafios, entre eles o desequilíbrio orçamentário. Em entrevista ao Jornal da Unicamp, Knobel adiantou: “Certamente teremos que começar a gestão adotando uma série de medidas de contenção de despesas, na tentativa de obter um efeito imediato”.

Uma dessas medidas, ele afirmou, se refere à reposição de quadros. “Não vamos conseguir promover, no mesmo ritmo que a Unicamp vinha fazendo, a reposição das vagas geradas por aqueles que vão se aposentando.”

A questão das gratificações também será revista. “Vamos acabar com a dupla matrícula na Administração Superior. Também vamos renegociar os grandes contratos que a universidade tem. Infelizmente vamos ter que adotar soluções drásticas no sentido de cortar custos, visto que a situação é preocupante.” 

Agência Fapesp


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114