Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 26 de abril de 2017, 13h04

'Nosso Judiciário' recebe 42 acadêmicos da Unic


Estudantes da Unic de Cuiabá visitaram nesta terça-feira (25 de abril) a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A visita faz parte do projeto “Nosso Judiciário”. O grupo foi recepcionado pelo coordenador do projeto, Neif Feguri e pelo assessor de Relações Públicas do TJ, Florêncio Beserra.

O primeiro lugar que os 42 acadêmicos conheceram foi a galeria de ex-presidentes do Tribunal de Justiça. Em seguida, acompanharam uma sessão plenária e assistiram à defesa de um advogado. Os estudantes ainda conheceram o setor de protocolo, classificação e distribuição de processo e puderam saber um pouco do funcionamento deste trabalho.

A última etapa da visita foi no Memorial, local em que foram recebidos pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva. Do magistrado, os alunos de Direito tiveram uma aula de como foi a escolha de alguns desembargadores pelo 5º Constitucional. “Podem contar com a estrutura do Tribunal de Justiça, um órgão voltado para a coletividade. Estamos à disposição para tirarmos dúvidas que, por ventura, possam surgir ao longo do curso”, salientou.

Os estudantes estavam acompanhados do professor de Direito Civil, Thiago Augusto Bittar que elogiou a iniciativa do TJ pela mudança de concepção dos alunos em relação ao Poder Judiciário. “Hoje o Tribunal de Justiça foi o educador deles. Isso é de grande valia porque estão acostumados a uma sala, à teoria e a explicações. Agora eles estão conhecendo como tudo funciona na prática, como é a composição do Tribunal, o 5º Constitucional. Assistiram a uma sessão na Câmara Cível. Para todos nós foi uma experiência excepcional”, ressaltou.

Para o acadêmico do 5º semestre, Rodrigo Ferreira de Carvalho, que também é servidor do Tribunal Regional do Trabalho, a visita foi de suma importância por sair do ambiente de sala de aula e assim poder conhecer como de fato a Justiça funciona. “Tivemos a oportunidade de ver onde se constrói a Justiça. Obter esse conhecimento durante a formação acadêmica é inspirador, essa fonte de aprendizado é muito válida”, assegurou.

Jaqueline Rodrigues de Oliveira, estudante do 6º semestre, também ficou satisfeita com a chance de aprender sobre o funcionamento da sede do Judiciário. “Para mim foi uma honra ter participado desta visita. Ver um advogado defendendo uma causa foi uma verdadeira aula para nós. Recebemos o glossário jurídico e o guia prático e tenho certeza que eles vão me ajudar muito nas pesquisas”, concluiu a acadêmica.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114