Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 15 de maio de 2017, 14h52

Gibi do TCE-MT é distribuído pelo TCM do Ceará


O Gibi do Tribunal de Contas de Mato Grosso foi cedido para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará e está sendo distribuído em programas de capacitação pelo interior do Estado. A publicação foi adaptada e faz parte de um conjunto de cartilhas de orientação sobre controle interno e obrigações legais em administrações municipais a serem observadas pelos gestores. O Gibi do TCE-MT – Uma Lição de Cidadania – foi desenvolvido pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) há 15 anos e sempre é foco de capacitações para professores, coordenadores e diretores de escolas da rede pública de ensino.

Nos cursos são repassados detalhes da publicação, que é pioneira dentros dos Tribunais de Contas do Brasil. Além disso, os participantes conhecem um pouco mais sobre o TCE e suas ações voltadas para o controle social.

Já foram produzidas seis edições e 120 mil exemplares confeccionados nestes 15 anos. A publicação é considerada uma importante ferramenta de controle social, ensinando didaticamente os jovens a acompanharem a gestão dos recursos públicos.

De acordo com a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, ao longo desta década os resultados alcançados com o uso do Gibi são excelentes, inclusive, com algumas unidades escolares desenvolvendo o conteúdo nas aulas. "A simples presença do Gibi no dia a dia da comunidade escolar já é um grande avanço para o Tribunal de Contas", disse.

Agora, um novo projeto do Gibi para o ensino fundamental consiste em estimular as unidades de ensino a introduzirem o conteúdo do Gibi como matéria transversal em sala de aula. Segundo Cassyra, "o Gibi pode ser utilizado nas disciplinas de línguas estrangeiras, uma vez que é legendado em Inglês e Espanhol, assim como nas de Matemática, Português e História. Sem falar que pode ser um mecanismo de inclusão social, pois também está traduzido para o Braille e Libras – Língua Brasileira de Sinais".

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114