» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Terça, 16 de maio de 2017, 10h22

Obras do Canal do Xingó levarão água do São Francisco à Bahia e Sergipe


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) anunciará, no dia 29 de junho, a empresa responsável pela elaboração do projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó. A iniciativa levará água do Rio São Francisco a cerca de 70 mil moradores de quatro municípios dos estados da Bahia e de Sergipe.

O projeto orientará a construção dos primeiros 114,5 quilômetros do canal, composto por túnel, aquedutos, barragens, estruturas de controle, pontes e passarelas.

A captação da água do rio São Francisco será realizada no reservatório de Paulo Afonso (BA). De lá, a água corre pelo município de Paulo Afonso e passa por Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE) até chegar ao reservatório R-5, no município de Poço Redondo (SE).

A ação faz parte do conjunto de medidas do governo federal para garantir abastecimento à população, que vive em regiões atingidas pela seca prolongada, além de assegurar condições de desenvolvimento econômico regional.

O investimento da União, estimado na elaboração do Projeto, é de R$ 14,7 milhões. A execução da primeira etapa tem previsão de investimento de R$ 871 milhões.

Ampliação do abastecimento

As três etapas seguintes do empreendimento ampliarão o abastecimento aos municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, completando 290 quilômetros de extensão do empreendimento. Mais de 142 mil pessoas serão beneficiadas na região. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114