» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Terça, 16 de maio de 2017, 20h33

CGE usa competências comportamentais para alocar novos auditores


A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) recebeu na sexta-feira (12.05), da Secretaria de Estado de Gestão/Escola de Governo, relatório acerca do levantamento de competências comportamentais dos novos auditores do Estado. O levantamento será um dos critérios utilizados pela alta gestão da CGE para a alocação dos auditores nas quatro funções de atuação institucional: Ouvidoria, Auditoria, Controle Preventivo e Corregedoria.

A psicóloga Luciana Cavalcanti, uma das profissionais da Seges/Escola de Governo responsáveis pelo levantamento, explicou que o trabalho buscou identificar características necessárias ao desempenho humano sob o ponto de vista de conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas em cada área de atuação da CGE.

“A ideia é que a alocação seja executada com base não somente na formação profissional e no currículo dos novos auditores, mas também com base nas habilidades, capacidades e potencialidades de cada um”, destacou a psicóloga.

Para o trabalho, duas psicólogas entrevistaram os 25 novos auditores do Estado no período de 27 de abril a 05 de maio, em paralelo ao curso de formação inicial. Posteriormente, elas sugeriram em qual função cada entrevistado mais se adequa conforme competências essenciais necessárias às atividades profissionais.

A secretária-adjunta de Auditoria da CGE, Kristianne Marques, salientou que o levantamento foi demandado pela própria Controladoria à Seges/Escola de Governo, que prontamente atendeu ao pleito. “O objetivo era identificar os padrões de comportamento e atitudes individuais que capacitam o auditor a aliar o conhecimento técnico a um comportamento profissional mais produtivo e que resulte em melhoria na prestação dos serviços públicos, missão da CGE”, disse.

Os novos auditores foram habilitados no concurso público realizado em 2015, o qual teve 1.119 inscritos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 22 de fevereiro/2017. A solenidade de posse coletiva foi realizada dia 20 de abril/2017.

Desde 27 de março/2017, os novos auditores participam de curso de formação no qual são abordados assuntos técnico-operacionais inerentes ao adequado desempenho das atribuições do cargo.

Com 120 horas-aula, o curso termina nesta semana, numa parceria entre a CGE, a Seges/Escola de Governo e a Rede de Controle da Gestão Pública do Estado de Mato Grosso, estrutura que reúne 17 instituições, dentre elas o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114