Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Sábado, 20 de maio de 2017, 09h52

Biblioteca Virtual da Fapeps lança novo site


A Biblioteca Virtual (BV) da Fapesp lançou um novo site com design moderno, conteúdo mais bem organizado e melhor navegação.

O objetivo das mudanças foi o de facilitar o acesso dos usuários ao sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas, em todas as áreas do conhecimento, realizadas com apoio da Fundação.

“Pretendemos com o novo site facilitar as buscas na base de dados, além de dar maior visibilidade aos novos projetos apoiados pela Fapesp e estimular a comunidade científica a utilizar a Biblioteca Virtual”, disse Rosaly Favero Krzyzanowski, coordenadora da BV-Fapesp, à Agência Fapesp.

As principais novidades estão na página principal. Os Auxílios à Pesquisa, Bolsas no Brasil e no exterior, programas e acordos de cooperação mantidos pela Fapesp ganharam maior destaque no topo da BV-FAPESP.

Também estão mais visíveis os campos de busca – em que o usuário pode consultar por palavra-chave – e de pesquisa avançada – em que é possível fornecer os parâmetros para a busca, como a área do conhecimento e ano de início do projeto.

Uma galeria de imagens, intitulada “Destaques recentes”, dá acesso por meio de links a informações referenciais sobre projetos recém-aprovados pela Fundação.

As colaborações internacionais também fazem parte dessa galeria. Ao clicar sobre ela, o usuário é apresentado a uma nova página, que reúne informações de pesquisas colaborativas internacionais financiadas pela Fapesp. Na página também é possível visualizar em um mapa a distribuição dos Auxílios e Bolsas Fapesp pelo mundo e as universidades e instituições de pesquisa sedes das cooperações no Estado de São Paulo.

Os novos projetos recém-aprovados pela instituição também foram agrupados em uma nova página, com o intuito de oferecer uma visão geral deles e promover o acesso as suas informações referenciais.

Outra novidade no site é a página “Destaques na mídia”, que apresenta uma relação de reportagens publicadas na Agência Fapesp e na revista Pesquisa Fapesp.

As páginas intermediárias, como as de mais de 112 mil pesquisadores, também estão mais organizadas e atrativas, contendo as informações referenciais sobre os projetos de pesquisa e Bolsas que obtiveram da Fapesp, e a literatura científica, acadêmica e tecnológica resultante de suas pesquisas apoiadas pela Fundação.

As páginas dos pesquisadores possuem mais de 100 mil links para o acesso às suas informações na Plataforma Lattes, mais de 11 mil links para o Researcher ID e de 10 mil links para o Google Scholar My Citations. Incluem, ainda, gráficos, entre outras informações.

“A ideia das mudanças no site da BV-Fapesp foi tornar tanto a página principal como as intermediárias mais dinâmicas”, disse Krzyzanowski.

Modelo de base referencial

Criada em 2004 e lançada em 2005, a BV-Fapesp registra mais de 4 milhões de acessos por ano e é considerada um modelo de base referencial de acesso aberto. Reúne e disponibiliza informação referencial, de caráter público, sobre bolsas e auxílios à pesquisa concedidos pela Fundação, sobre pesquisadores apoiados, acordos e convênios, entre outros.

Conta com mais de 220 mil registros de Auxílios à Pesquisa, Bolsas no País e Bolsas no Exterior concedidos pela Fapesp, mais de 73 mil registros de publicações científicas resultantes desse apoio e mais de 20 mil registros de publicações acadêmicas (teses e dissertações), desde 1992. Os cerca de 40 mil registros relativos ao período 1962-1991 já foram digitalizados e estão sendo padronizados para integrar o acervo da BV-Fapesp.

O acervo de informações inclui, ainda, o cadastro de 1.247 instituições com sede no Brasil e de 282 acordos e convênios firmados entre a Fapesp com entidades nacionais e internacionais.

Em 2016, foram incorporadas novas páginas ao sistema de informações da BV, como a de “Propriedade Intelectual”, que recebeu maior destaque no novo site e conta com mais de 1 mil registros referenciais de patentes e programas de computador com apoio da Fapesp para sua concepção e proteção.

Outras páginas criadas em 2016 foram a de “Temas de pesquisa”, com os registros referenciais dos auxílios à pesquisa e bolsas financiados pela Fapesp sobre temas de maior relevância em pesquisa no momento, tais como arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como Aedes aegypti, vetor da Zika, dengue e febre amarela).

O público-alvo da BV-Fapesp é composto pela comunidade científica do Brasil e do exterior, envolvida na produção, disseminação, uso e preservação do conhecimento científico, além de beneficiários dos programas, Auxílios e Bolsas concedidos pela Fapesp, o corpo diretivo da Fundação e a sociedade civil.

A BV-Fapesp contribui, assim, para ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, em nível nacional e internacional, por meio da divulgação das pesquisas financiadas pela Fundação, e para preservar e disseminar a memória institucional da Fapeps.

Mais informações: http://bv.fapesp.br.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114